No dia 18 de junho, a Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFPB), localizada na cidade de Areia, recebeu a visita de estudantes do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em uma aula de campo das disciplinas Memória e Patrimônio e História dos Registros, ministradas pelas professoras Patrícia Macedo e Jaqueline Cunha, do Departamento de Ciência da Informação.
A proposta da atividade foi proporcionar aos discentes vivências práticas com instituições e equipamentos de memória, conectando o conteúdo discutido em sala de aula com experiências reais. A cidade de Areia foi escolhida por sua forte relação com a história, a memória e os registros documentais, além de contar com profissionais comprometidos com a preservação do patrimônio bibliográfico.

“A possibilidade de inspirar os alunos em casos reais fez com que a gente escolhesse a dedo estar aqui nessa biblioteca no dia de hoje, em que percebemos profissionais muito engajados e preocupados não apenas em preservar, mas em disseminar toda essa relação do patrimônio bibliográfico com a memória”, destacou a professora Patrícia Macedo. Para a professora Jaqueline Cunha, “a aula tem por objetivo oportunizar aos discentes de Biblioteconomia da UFRN vivências com instituições e equipamentos de memória, por ser uma cidade que tem muita história para contar”.
Durante a visita, os estudantes conheceram o Museu Regional de Areia, onde acompanharam a exposição Ecos do passado: dos vestígios ancestrais às raízes da cidade, apresentada pelo educador de museu Iran Oliveira. A mostra reúne objetos e memórias que narram a trajetória histórica da cidade. Em seguida, o grupo visitou o Casarão José Rufino, cuja expografia parte de referências de museus nacionais para retratar a memória e o sofrimento, construindo uma narrativa visual por meio de mapas, infográficos, recursos audiovisuais e ambientações históricas.
Encerrando a programação, os discentes conheceram a Biblioteca Setorial do CCA/UFPB. Na ocasião, puderam ter contato direto com o trabalho desenvolvido na preservação e disseminação do patrimônio bibliográfico. A bibliotecária Juccia Nathielle, responsável pelas coleções especiais e históricas da biblioteca, apresentou parte do acervo e compartilhou as rotinas e motivações do trabalho técnico. Maria Júlia, colaboradora terceirizada que atua na organização das coleções, destacou que “foi uma excelente oportunidade para que as pessoas possam conhecer os materiais organizados”.
Para Sueli Macena, estudante de Biblioteconomia da UFRN, a aula de campo foi muito especial: “foi uma oportunidade ímpar de conhecer o acervo especial da biblioteca e acompanhar de perto o trabalho desenvolvido pela equipe de bibliotecários da UFPB”.
A coordenadora da Biblioteca Setorial do CCA, Lucianna Silvestre, comemorou a visita e afirmou que esta foi a primeira vez que a unidade recebeu estudantes da UFRN. “Foi uma oportunidade importante para apresentar o trabalho técnico realizado com a preservação e a disseminação do nosso patrimônio bibliográfico”, disse.
O vice-coordenador da Biblioteca Setorial do CCA, Edilson Targino, também acompanhou a visita e ressaltou sua importância: “Receber estudantes de outro estado, interessados na história e no trabalho que realizamos aqui, nos mostra que estamos no caminho certo. É gratificante ver nossa biblioteca sendo reconhecida como um espaço de memória viva e como referência em práticas de preservação documental”.
A visita foi articulada pela bibliotecária Juccia Nathielle e contou também com a presença da bibliotecária Francisca Emanoela, do CCHSA/UFPB, atualmente mestranda e orientanda da professora Jaqueline Cunha. A atividade reafirma o papel das bibliotecas universitárias como espaços ativos de educação, cultura e preservação da memória.
***
Texto: Edilson Targino
Fotos: Lucianna Silvestre, Francisca Emanoela, Maria Julia
BS/CCA/UFPB