Ext. Lugar da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem

Coordenado pelo bibliotecário Edilson Targino de Melo Filho

ANO IV – 2023

RESUMO: Os serviços de informação disponibilizados em bibliotecas universitárias são desenvolvidos para possibilitar o acesso, uso e a disseminação da informação. Assim, este projeto objetiva contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, a partir da organização e divulgação da coleção de periódicos científicos da Biblioteca Setorial do CCA. Será desenvolvido de maneira presencial na Coleção de periódicos da Biblioteca Setorial do CCA, tendo como público-alvo discentes da graduação e pós-graduação, docentes, e profissionais de diversas áreas, principalmente ciências humanas, sociais e agrárias. A metodologia consiste em três etapas que serão desenvolvidas de maneira concomitante: a primeira é representação descritiva da coleção de periódicos, a segunda é comunicação e divulgação científica e a terceira é Realização de lives, webconferências e workshops e a produção do PODLICA – podcast de divulgação científica. Como resultados, espera-se que as pessoas com as quais o projeto está relacionado adquira competência em informações críticas que subsidie sua produção acadêmica, além de impulsionar as práticas extensionistas sobre fontes de informação e o fomento do uso da biblioteca universitária como espaço democrático de acesso a informações e conhecimentos.

Palavras-chave: Periódicos Científicos. Fontes de Informação. Serviços de Informação. Competência Crítica em Informação. 

OBJETIVOS

Geral

Contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, a partir da organização e divulgação da coleção de periódicos científicos da Biblioteca Setorial do CCA.

Específicos

  • Discutir com a equipe critérios de raridade para periódicos científicos;
  • Disseminar fontes de pesquisa e informação;
  • Contribuir para a formação das pessoas acerca de temáticas orientadas pela Agenda 2030;
  • Orientar o acesso à informação;
  • Produzir material a ser publicados nas mídias sociais;
  • Colaborar para a uniformização e a parametrização da coleção de periódicos;
  • Contribuir para o processo de divulgação científica;
  • Promover a biblioteca universitária.

EQUIPE

NOMEGRAU DE INSTRUÇÃOOCUPAÇÃOFUNÇÃO
Edilson Targino de Melo FilhoDoutorBibliotecárioCoordenador
Juccia Nathielle do Nascimento OliveiraMestraBibliotecáriaCoordenadora Adjunta
Ana Karla Pereira Rodrigues
Mestra
BibliotecáriaColaboradora
Ana Livia Gomes de SousaMédioEstudanteVoluntária
Febrania Fernandes Vieira BragaGraduadaMestranda
Orientadora
Genoveva Batista do NascimentoDoutoraDocenteConsultora
João Vitor Andrade MagalhãesMestreEstudanteColaborador
Lucianna Silvestre de Castro AzevedoBacharelaBibliotecáriaColaboradora
Maria Luana da SilvaLicenciadaEstudanteVoluntária
Marina Gabriela Silva BatistaMédioEstudanteBolsista
Sheila Costa de FariasDoutoraDocenteConsultora
Viviane Lima da CunhaMestraBibliotecáriaColaboradora

PRODUTOS DESENVOLVIDOS PELO PROJETO

ANO III – 2022

RESUMO: Os serviços de informação disponibilizados em bibliotecas universitárias são desenvolvidos para possibilitar o acesso, uso e a disseminação da informação. Assim, este projeto objetiva contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, a partir da organização e divulgação da coleção de periódicos científicos da Biblioteca Setorial do CCA. Será desenvolvido de maneira presencial na Coleção de periódicos da Biblioteca Setorial do CCA, tendo como público-alvo discentes da graduação e pós-graduação, docentes, e profissionais de diversas áreas, principalmente ciências humanas, sociais e agrárias. A metodologia consiste em três etapas que serão desenvolvidas de maneira concomitante: a primeira é representação descritiva da coleção de periódicos, a segunda é comunicação e divulgação científica e a terceira é Realização de lives, webconferências e workshops. Como resultados, espera-se que as pessoas com as quais o projeto está relacionado adquira competência em informações críticas que subsidie sua produção acadêmica, além de impulsionar as práticas extensionistas sobre fontes de informação e o fomento do uso da biblioteca universitária como espaço democrático de acesso a informações e conhecimentos.

Palavras-chave: Periódicos Científicos. Fontes de Informação. Serviços de Informação. Competência Crítica em Informação. 

OBJETIVOS

Geral

Contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, a partir da organização e divulgação da coleção de periódicos científicos da Biblioteca Setorial do CCA.

Específicos

  • Discutir com a equipe critérios de raridade para periódicos científicos;
  • Disseminar fontes de pesquisa e informação;
  • Contribuir para a formação das pessoas acerca de temáticas orientadas pela Agenda 2030;
  • Orientar o acesso à informação;
  • Produzir material a ser publicados nas mídias sociais;
  • Colaborar para a uniformização e a parametrização da coleção de periódicos;
  • Contribuir para o processo de divulgação científica;
  • Promover a biblioteca universitária.

EQUIPE

NOMEGRAU DE INSTRUÇÃOOCUPAÇÃOFUNÇÃO
Edilson Targino de Melo FilhoDoutorBibliotecárioCoordenador
Juccia Nathielle do Nascimento OliveiraMestraBibliotecáriaCoordenadora Adjunta
Ana Karla Pereira Rodrigues
Mestra
BibliotecáriaColaboradora
Ana Livia Gomes de SousaMédioEstudanteVoluntária
Febrania Fernandes Vieira BragaGraduadaEstudante
Voluntária
Genoveva Batista do NascimentoDoutoraDocenteColaboradora
João Vitor Andrade MagalhãesMestreEstudanteColaborador
Maria Luana da SilvaLicenciadaEstudanteVoluntária
Marina Gabriela Silva BatistaMédioEstudanteBolsista
Sheila Costa de FariasDoutoraDocenteConsultora
Viviane Lima da CunhaMestraBibliotecáriaColaboradora

PRODUTOS DESENVOLVIDOS PELO PROJETO

ANO II – 2021

RESUMO: O universo acadêmico demanda competência, argumentação crítica e sobretudo regras de escrita em concordância com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Os serviços de informação disponibilizados em Bibliotecas universitárias são desenvolvidos para possibilitar o acesso, uso e a disseminação da informação. Assim, este projeto objetiva contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, estimulando o potencial criativo e o empoderamento no ensino, na pesquisa e na extensão. Será desenvolvida de maneira totalmente virtual, utilizando os canais de comunicação da Biblioteca do CCA/UFPB, e tendo como público-alvo. A metodologia consiste em três etapas que serão desenvolvidas de maneira concomitante: a primeira é estudo, divulgação e formação sobre normalização documentária, a segunda é comunicação e divulgação científica e a terceira é Realização de lives, webconferências e workshops. Como resultados espera-se que as pessoas com as quais o projeto está relacionado possam sanar as dificuldades de planejar, desenvolver e normalizar trabalhos acadêmicos, bem como adquiram competência em informação críticas que subsidie sua produção acadêmica, além de impulsionar as práticas extensionistas através da divulgação das ações de ensino, pesquisa e extensão.

Palavras-chave: Metodologia do Trabalho Científico; pesquisa; fontes de informação; serviços de informação; competência crítica em informação.

OBJETIVOS

Geral

Contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, estimulando o potencial criativo e o empoderamento no ensino, na pesquisa e na extensão.

Específicos

  • Discutir com a equipe o conceito de pesquisa científica;
  • Qualificar os bolsistas para uso eficiente das Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), orientar quanto à ficha catalográfica e às Normas de Apresentação Tabular do IBGE;
  • Disseminar fontes de pesquisa e informação;
  • Contribuir para a formação das pessoas acerca de temáticas orientadas pela Agenda 2030;
  • Orientar o acesso à informação;
  • Produzir material a ser publicados nas mídias sociais;
  • Colaborar para a uniformização e a padronização dos trabalhos acadêmicos através da normalização;
  • Contribuir para o processo de divulgação científica das ações de ensino, pesquisa e extensão;
  • Promover a biblioteca universitária.

EQUIPE

NOMEGRAU DE INSTRUÇÃOOCUPAÇÃOFUNÇÃO
Edilson Targino de Melo FilhoDoutorBibliotecárioCoordenador
Juccia Nathielle do Nascimento OliveiraMestraBibliotecáriaCoordenadora Adjunta
Magnólia Felix de AraújoEspecialistaBibliotecáriaColaboradora
Sheila Costa de FariasDoutoraDocenteConsultora
Laelson Felipe da SilvaMestreDoutorandoColaborador
João Vitor Andrade MagalhãesGraduadoMestrandoColaborador
Maria Luana da SilvaLicenciadaEstudanteBolsista
Ana Livia Gomes de SousaMédioEstudanteVoluntária

PRODUTOS DESENVOLVIDOS PELO PROJETO

Ao longo do período de execução do projeto foram produzidos materiais voltados à Comunicação e Divulgação científica de Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Ciências Agrárias. Estes produtos foram divulgados no perfil oficial da Biblioteca Setorial do CCA em uma série de post. Aqui estão reunidos por tema e conteúdo.

As ações foram distribuídas em sete áreas temáticas de acordo com áreas proposta pelo edital Proex Nº 03/2021 para organização dos projetos de extensão. Estas ações foram priorizadas tendo em vista a produção acadêmico-científica do CCA e como proposta difundir o conhecimento e a informação produzidos na Universidade.

ANO I – 2020

RESUMO: A dificuldade de um aluno de ensino médio no tocante a elaboração de trabalhos acadêmicos é bem agravante e o problema se estende aos alunos universitários. O universo acadêmico demanda competência, argumentação crítica e sobretudo com regras de escrita, de acordo com as normas da ABNT. As técnicas normativas da ABNT possibilitam a padronização indicando um padrão de qualidade. Assim, esse projeto objetiva contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, estimulando o potencial criativo e o empoderamento na pesquisa e na escrita de trabalhos acadêmicos e escolares. Será desenvolvido nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba e também com alunos do ensino médio da Escola Cidadã Integral Técnica Ministro José Américo de Almeida. A metodologia de ensino de aula expositiva e dialogada. Como resultados espera-se que os alunos possam sanar as dificuldades de planejar, desenvolver e normalizar trabalhos acadêmicos e escolares.

Palavras-chave: Metodologia do Trabalho Científico. Pesquisa. Fontes de informações. ABNT. Competência Crítica em Informação.

OBJETIVOS

Geral

Contribuir na construção de sentido para a investigação científica, inerente ao processo de aprendizado, desenvolvendo a competência crítica em informação, estimulando o potencial criativo e o empoderamento na pesquisa e na escrita de trabalhos acadêmicos e escolares.

Específicos

  • Discutir com a equipe o conceito de pesquisa científica;
  • Qualificar os bolsistas para uso eficiente das Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), orientar quanto à ficha catalográfica e às Normas de Apresentação Tabular do IBGE;
  • Disseminar fontes de pesquisa e informação;
  • Orientar o acesso à informação;
  • Produzir material a ser utilizado nas oficinas – slides e cartilha;
  • Desenvolver oficinas teórico-prática nas instituições de ensino, enfatizando a abordagem crítica da informação, sobre fontes de informação e normalização de trabalhos baseada nas Normas da ABNT;
  • Colaborar para a uniformização e a padronização dos trabalhos acadêmicos e escolares através da normalização;
  • Promover a biblioteca universitária.

EQUIPE

NOMEGRAU DE INSTRUÇÃOOCUPAÇÃOFUNÇÃO
Edilson Targino de Melo FilhoDoutorBibliotecárioCoordenador
Juccia Nathielle do Nascimento OliveiraMestraBibliotecáriaCoordenadora Adjunta
Magnólia Felix de AraújoBacharelaBibliotecáriaColaboradora
Sheila Costa de FariasDoutoraDocenteColaboradora
Welanio Guedes Matias de Lima JuniorBacharelTécnico AdministrativoColaborador
Laelson Felipe da SilvaMestreEstudanteColaborador
Maria Luana da SilvaLicenciadaEstudanteBolsista
Nathalia da Silva TavaresMédioEstudanteVoluntária

PRODUTOS DESENVOLVIDOS PELO PROJETO

Ao longo do período de execução do projeto foram desenvolvidos alguns projetos voltados à Normalização e Documentação. Estes produtos foram divulgados no perfil oficial da Biblioteca Setorial do CCA em uma série de post. Aqui estão reunidos por tema e conteúdo.

Imagem decorativa do site