Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > II Dia de Campo de Grandes Culturas e Plantas Daninhas: Promovendo Conhecimento e Inovação no Campo Agrícola
conteúdo

Notícias

II Dia de Campo de Grandes Culturas e Plantas Daninhas: Promovendo Conhecimento e Inovação no Campo Agrícola

por Ivandro Candido publicado: 24/08/2023 09h46, última modificação: 24/08/2023 10h49

WhatsApp Image 2023-08-24 at 09.01.25.jpeg

No dia 11 de agosto, foi realizado o bem-sucedido II Dia de Campo sobre Grandes Culturas e Plantas Daninhas. Este evento reuniu produtores, estudantes e profissionais do setor agrícola com o propósito de discutir temas relevantes e compartilhar conhecimento sobre culturas agrícolas e o manejo de plantas daninhas. A sede desse evento foi a Fazenda Experimental Chã de Jardim, pertencente ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A comissão organizadora empenhou-se nos últimos meses para planejar e executar um evento de elevada qualidade, e os resultados foram evidentes. O evento contou com o apoio de patrocinadores e parceiros importantes, como o Governo do Estado da Paraíba, Mútua PB, Ubyfol, DalNeem e Terra Tecnologia Agrícola, os quais tiveram um papel fundamental para o sucesso do dia de campo. Ressaltamos também a indispensável contribuição da EMBRAPA, SEBRAE, Cachaçaria Princesa do Brejo, Cachaçaria Elite, Budega do Vavá, IFPB e das Prefeituras Municipais de Areia, Juarez Távora, Pilões, Mari e Alagoa Nova.

O Grupo de Estudos de Grandes Culturas e Plantas Daninhas é liderado pelos orientadores: Prof. Leossávio César de Souza, Prof. Fábio Mielezrski e Prof. Guilherme Podestá. A diretoria do grupo é composta por Matheus Trajano (presidente), Rosany Duarte (vice-presidente), Eliceuma Nascimento (1ª secretária), Carlos Vinícius (2º secretário), Matheus Santos (diretor de marketing), João Victor (diretor de comunicação) e Ricardo Gonçalves (tesoureiro).

O destaque da programação foi, sem dúvida, as palestras que abordaram tópicos cruciais para o sucesso das culturas agrícolas. Na primeira parte do dia, Tainá Santos de Souza, especialista em nutrição de plantas e manejo de solo e representante da Ubyfol, compartilhou insights valiosos sobre o "Manejo da Adubação no Milho para Altas Produtividades". Carmen Souza e Elton Alves, representantes do SEBRAE, abordaram as "Indicações Geográficas dos Cafés do Brasil", ressaltando a importância dessa cultura para o país.

No período da tarde, os pesquisadores da Embrapa, José Carlos Aguiar da Silva e Tarcísio Gondim, trouxeram informações valiosas sobre as "Potencialidades de Culturas para Produção Regional", abrangendo algodão, gergelim, amendoim e mamona. A palestra "Agricultura de Processos" foi conduzida pelo engenheiro agrônomo Rodrigo Buffon, um renomado consultor em manejo de solos em 12 estados do Brasil, aprofundando-se principalmente na cultura da soja, que também estava presente na área de visitação.

Além das palestras, os participantes tiveram a oportunidade de visitar os campos de produção de café e outras culturas em destaque. Essa abordagem prática permitiu que os participantes observassem de perto as técnicas de manejo e os resultados obtidos.

O evento também ressaltou a importância da inovação sustentável no campo agrícola. A DalNeem Brasil apresentou seus produtos e características por meio da engenheira agrônoma Deidra. Rafael Verginio, CEO da DalNeem, compartilhou perspicácias sobre como a empresa está concretizando ideias, impulsionando a inovação sustentável.

Rogério Chaves, representando a Terra Tecnologia Agrícola, enfatizou a conexão entre o passado e o futuro da agricultura, destacando a relevância da inovação sensata para cultivar um amanhã sustentável.  Lucilo Morais, ex-aluno do curso de Agronomia, expressou sua satisfação ao retornar ao CCA, agora como representante da Ubyfol em um evento de tão grande relevância. A Ubyfol, empresa cujo lema é "Nutrindo o Futuro Agrícola: Crescendo com Inovação e Sustentabilidade", é uma colaboradora essencial no campo, uma parceria destacada no setor agrícola. 

O II Dia de Campo sobre Grandes Culturas e Plantas Daninhas foi um verdadeiro sucesso, cumprindo seu objetivo de proporcionar um ambiente de aprendizado, troca de experiências e networking para todos os participantes. O Grupo de Estudos de Grandes Culturas e Plantas Daninhas reafirma seu compromisso em promover eventos de qualidade que contribuam para o avanço da agricultura sustentável e inovadora.

WhatsApp Image 2023-08-24 at 09.02.09.jpeg

Aérea.jpgComissão.jpgDiretoria.jpg