Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Serviços > Orientações para depósito de Tese/Dissertação (Pós-Graduação)

Orientações para depósito de Tese/Dissertação (Pós-Graduação)

por Biblioteca publicado 22/10/2019 15h06, última modificação 22/10/2019 15h38

ORIENTAÇÕES PARA DEPÓSITO DE TESES E DISSERTAÇÕES NA BIBLIOTECA SETORIAL

FRANCISCO TANCREDO TORRES

A Biblioteca Setorial Francisco Tancredo Torres (BS/CCA) integra o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Paraíba (SISTEMOTECA) sendo a responsável no campus II por alimentar o Repositório Institucional (Base de dados de TCC/Monografias) e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Com o objetivo de padronizar a entrega de Teses e Dissertações seguem as orientações para depósito.

Os Trabalhos que não seguirem o padrão não serão aceitos pela Biblioteca Setorial.

1 ORIENTAÇÕES PARA DEPÓSITO DE TESES E DISSERTAÇÕES

As Teses e Dissertações do Centro de Ciências Agrárias da UFPB deverão ser entregues na Biblioteca Setorial (BS/CCA). O depósito é feito de 01 (um) exemplar impresso e 01 (um) exemplar em formato digital da versão final da tese/dissertação.

Junto com os exemplares, o autor deve entregar o Termo de Autorização para publicação da Tese/Dissertação (disponível aqui), devidamente preenchido e assinado pelo autor e orientador.

Critérios para apresentação da Tese/Dissertação

a)      O conteúdo da versão digital deverá ser idêntico à versão impressa e, havendo divergência entre eles (impresso/digital), a Biblioteca Setorial não aceitará o depósito, até que sejam feitas as devidas correções;

b)      A versão digital deverá ser entrega na Biblioteca Setorial, disponibilizado em CD ou DVD, com extensão PDF, em arquivo único, com tamanho máximo de 20MB. A TESE/DISSERTAÇÃO não deve estar criptografada nem conter chave de proteção que restrinja o acesso ao conteúdo a ser publicado na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. A proteção do arquivo será feita pela Biblioteca Setorial.

c)      Caso seu Trabalho possua arquivos de som, imagem e/ou vídeo recomendamos utilizar os seguintes formatos:

• Som – MPEG-3 (MP3), WAVE, MIDI;
  • Imagem – JPEG;
  • Vídeo – MPEG.

d)      A versão impressa e digital devem conter:

i.    Folha de aprovação assinada pelos membros da banca examinadora;

ii.   Ficha catalográfica completa, gerada de forma automática por meio do SIGAA. A solicitação deve ser feita através do seguinte caminho, quando logado no SIGGA: Biblioteca > Ficha catalográfica > Solicitar ficha catalográfica. A Ficha catalográfica deve ser inserida na página subsequente à folha de rosto; (Observar atentamente o preenchimento dos dados, ver modelo em anexo, em caso de dúvida procurar a Biblioteca).

iii.  Resumo em língua portuguesa e em língua estrangeira, ambos seguidos das palavras-chave nos respectivos idiomas. Nos casos de teses/dissertações que são apresentadas em forma de artigos, essas deverão apresentar um resumo geral que contemple a síntese de todos os artigos (também em língua portuguesa e estrangeira, seguidos das palavras-chave nos respectivos idiomas;

e)      O exemplar impresso deverá estar encadernado em brochura em capa dura na cor verde;

f)       O CD/DVD deve seguir o padrão estabelecido pela Biblioteca Setorial (VER ANEXO e/ou disponível para download aqui). A mídia de suporte (CDs, DVDs) dos arquivos das Teses e Dissertações deverá estar acondicionada em caixas largas de CD (acrílico), seguindo as especificações do modelo em anexo;

g)      A entrega dos trabalhos (Dissertações/ Teses) poderá ser feita por outrem mediante apresentação de declaração disponível aqui, devidamente assinada pelo autor;

h)      Ficam dispensadas da publicação integral as Teses/ Dissertações por motivo de sigilo industrial e/ou ético, mediante avaliação da coordenação do Programa de Pós-Graduação e aprovação da Biblioteca Setorial;

i)        As informações contidas no item 3 (Informações sobre a publicação do trabalho) do Termo de Autorização para publicação eletrônica na Biblioteca Digital da UFPB, poderá ser mantida por até um ano a partir da data da defesa. A extensão deste prazo suscita justificativa junto à Biblioteca Setorial. Caso o pesquisador não requeira a extensão do prazo, o trabalho será publicado após o período indicado. Essas orientações também se aplicam aos itens 3.1 e 3.2, que tratam sobre a publicação parcial dos trabalhos;

j)       É facultativo o uso da logo do curso como marca d'água na CAPA e no rótulo do CD/DVD;

Horário para recebimento de dissertações e teses: 07h às 16h.

O depósito e guarda dos exemplares fica sob inteira responsabilidade da Biblioteca Setorial.

ANEXO – MODELO DE PREENCHIMENTO DE FICHA CATALOGRÁFICA

Modelo de Preenchimento Ficha Catalográfica