Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCA busca apoio junto à São Braz para resgate da cafeicultura no Brejo Paraibano
conteúdo

Notícias

CCA busca apoio junto à São Braz para resgate da cafeicultura no Brejo Paraibano

por Ivandro Candido publicado: 05/05/2023 10h12, última modificação: 05/05/2023 10h28

Nesta quinta-feira (04), foi realizada uma reunião na sede da São Braz S/A Indústria e Comércio de Alimentos, em Cabedelo-PB, envolvendo representantes do Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia PB (ATURA) e da São Braz. O encontro teve como objetivo apresentar o projeto de resgate da cafeicultura no Brejo Paraibano e solicitar apoio para as ações compreendidas nessa iniciativa.

O Prof. Manoel Bandeira de Albuquerque, Diretor do CCA, o Prof. Guilherme Silva de Podestá (DFCA/CCA) e o Presidente da ATURA, Prof. Leonaldo Alves de Andrade, foram recebidos pelo presidente da São Braz, Sr. Leonel Freire, e pelo Gerente de Marketing, Sr. Carlos Frederico Dominguez. Os representantes da empresa demonstraram interesse em apoiar o projeto e se comprometeram a visitar o CCA para conhecer suas ações in loco.

Leonaldo Alves considerou a visita ao grupo São Braz muito proveitosa, destacando a convergência de interesses para o avanço do projeto envolvendo o café gourmet. A iniciativa da ATURA firmou a parceria com o CCA/UFPB para dar início à criação da Rota do Café, começando pela produção do primeiro lote de mudas, e posteriormente expandindo para outras regiões do Brejo. O projeto visa ser ampliado e apropriado pelos produtores rurais, fechando a cadeia produtiva do café que, certamente, será mais um dos produtos da vitrine do turismo, fortalecendo as atividades associadas região do Brejo.

O professor Manoel Bandeira ressaltou a importância do apoio da São Braz para impulsionar o desenvolvimento de mais uma atividade agrícola na região, já que a empresa é referência no setor de café no Nordeste. A colaboração da São Braz está alinhada com a missão do CCA em promover o desenvolvimento agropecuário no estado, o que fortalece nosso compromisso em trabalhar pelo desenvolvimento sustentável da região.

Leia mais sobre o assunto:

Captura de tela 2023-05-05 080805.png

 (Da esquesda para a direita: Leonel Freire, Leonaldo Alves, Manoel Bandeira, Carlos Frederico e Guilherme de Podestá)