Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Membros da ATURA visitam experimento do CCA de resgate da cafeicultura
conteúdo

Notícias

Membros da ATURA visitam experimento do CCA de resgate da cafeicultura

por Ivandro Candido publicado: 30/08/2022 16h10, última modificação: 30/08/2022 16h47

Na manhã desta terça-feira(30), o experimento coordenado pelo Professor Guilherme Podestá, onde está sendo desenvolvido, desde 2017, o projeto de iniciação científica intitulado “Resgate da Cafeicultura no Brejo Paraibano”, recebeu a visita de uma comitiva da Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia PB (ATURA).

O objetivo da visita foi apresentar as espécies de café que estão sendo cultivadas em Areia, as técnicas de manejo, o potencial turístico e econômico que a cultura cafeeira pode proporcionar para a região, além da criação de um laboratório Sede para o desenvolvimento dos estudos com o café que servirá como um ponto para recepcionar os turistas no campus II da UFPB, em Areia.

Na oportunidade, estiveram presentes o Diretor Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFPB), Prof. Manoel Bandeira de Albuquerque, o Prof. Guilherme Podestá o prof. e presidente da ATURA, Leonaldo Andrade, o Eng. Agrônomo Irisvaldo do Nascimento, sócios (as) da ATURA que serão beneficiados pela rota do café, como também os guias locais que futuramente irão exercer atividades neste novo roteiro turístico.

O resgate da cultura na região é resultado do apoio da Direção do Centro de Ciências Agrárias e de professores do Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais (DFCA/CCA/UFPB), com a parceria firmada com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), a qual forneceu sementes de 21 genótipos de Coffea arabica. O segundo trabalho com a cultura iniciou-se em 2019 e contou com seis variedades de Coffea arabica tradicionais das regiões produtoras de Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Fotos: ATURA