Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de Extensão da UFPB realiza série de conferências online

Projeto de Extensão da UFPB realiza série de conferências online

A série de conferências denominada de #ColetivoDeSaberes é promovida pelo projeto de extensão Lugar da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem (LICA)
publicado: 25/04/2020 11h47, última modificação: 25/04/2020 11h47
Exibir carrossel de imagens Web02 - Dar voz à experiência

Web02 - Dar voz à experiência

Em tempos de pandemia, distanciamento e isolamento social o conhecimento não pode parar. O projeto de extensão Lugar da Informação, do Conhecimento e da Aprendizagem (LICA) em parceria com a Biblioteca Setorial Francisco Tancredo Torres do Centro de Ciências Agrárias (BSCCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza uma série de webconferências denominada #ColetivoDeSaberes com o objetivo de preparar a equipe extensionista e a comunidade acadêmica aproximando saberes para trocas de experiências.

No mês de abril foram realizadas duas conferências: a primeira com o tema “Práticas de ensino crítico em bibliotecas: é possível construir o conhecimento à distância?”, teve como conferencista a mestra  e doutoranda em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia e Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT/UFRJ), Andrea Doyle. Na oportunidade foi possível discutir assuntos sobre modernidade, pós-modernidade, criação de elementos contextuais. Doyle apresentou interseções da Escola de Frankfurt, do educador Paulo Freire, além de noções conceituais da bell hooks, autora, feminista e ativista social estadunidense. A discussão foi centralizada nas possibilidades de compartilhar conhecimentos e informações diante desse cenário de pandemia.

A segunda conferência teve como tema “Dar voz à experiência: diálogos em comunicação e extensão”, a conferencista foi a jornalista do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e mestra em Ciências Sociais, Rafaela Vasconcellos, que realiza doutorado na mesma área pela Universidade de Buenos Aires (UBA). A conferência se deu a partir da partilha da experiência de Rafaela com as ações de extensão desenvolvidas em Pernambuco, foi um momento oportuno para trocar conhecimentos e gerar um espaço tão potente e interativo com um público tão diverso, de diferentes áreas e lugares, afirmou Rafaela Vasconcellos.

Aproximadamente 120 pessoas participaram das duas conferências. Para a bibliotecária Magnólia Felix que também faz parte da equipe do projeto as conferências trouxeram assuntos importantes para a discussão, ressaltou ainda a interação dos espectadores trazendo questões e informações que enriqueceram ainda mais o debate, destacou Magnólia.

O próximo #ColetivoDeSaberes terá como tema “Práticas informações e produção acadêmica para a diversidade”, fiquem atentos e atentas as nossas redes sociais em breve divulgaremos mais informações.

Texto: extensionistas Maria Luana e Nathalia Tavares
Revisão: Edilson Targino