Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Livros antigos e manuscritos
conteúdo

Notícias

Livros antigos e manuscritos

análise, descrição e inventário

Bibliotecários do CCA participam de curso sobre documentos históricos em Salvador/BA
publicado: 21/01/2020 14h08, última modificação: 21/01/2020 14h15

Entre os dias 13 e 17 de janeiro de 2020 ocorreu em Salvador/BA o curso "Identificação, análise e inventário de livros antigos e manuscritos em Arquivos e Bibliotecas" promovido pelo Memória&Arte, empresa especializada em gestão cultural, acervos especiais, conservação e restauro.

 O Curso tinha como objetivo fornecer conceitos e características de documentos patrimoniais e históricos em arquivos e bibliotecas apresentando a estrutura do livro antigo e do documentos manuscrito, além de apresentar métodos para inventários e descrição bibliográfica. Foi ministrado pelos professores Fabiano Cataldo de Azevedo (UNIRIO) e Vanilda Salignac S. Mazzoni (Memória&Arte/UFBA). 

A Biblioteca Setorial Francisco Tancredo do Torres tem em seu acervo livros antigos do século XX dentro das coleções especiais procura organizar e disponibilizar para pesquisadores esse material. Participaram do curso os bibliotecários do Centro de Ciências Agrárias da UFPB, Edilson Targino e Juccia Nathielle.

oportunidade de se aproximar de conceitos e práticas relacionadas às coleções especiais

Para Juccia Nathielle, atual coordenadora da biblioteca, o curso foi uma importante oportunidade de se aproximar de conceitos e práticas relacionadas às coleções especiais da BS/CCA. Edilson Targino ressalta que o curso proporcionou vários insights para as atividades desenvolvidas no âmbito da Biblioteca Setorial - poderemos estabelecer parcerias de formação e capacitação para os estudantes do campus, que tenham interesse na temática, e do curso de biblioteconomia, localizado em João Pessoa, afirmou o bibliotecário.