O Serviço Social no Centro de Ciências Agrárias/ CCA da Universidade federal da Paraíba/UFPB está hierarquicamente subordinado à Direção de Centro. Historicamente, está lotado no Centro de Atendimento Médico Odontológico e psicossocial CAMOPS pela compreensão de sua vinculação às atividades de prevenção da Saúde, atendendo às demandas de estudantes e servidores.
No percurso dos anos, o setor foi construindo sua identidade de atuação profissional, pautada na obediência aos princípios estabelecidos no Código de Ética do/a Assistente Social, bem como nas legislações específicas da profissão normatizadas pelo Conselho Federal de Serviço Social/ CFESS.
Merecem destaques algumas características que marcam o trabalho do Setor: propositividade, disponibilidade para o trabalho e construção coletiva, diálogo, sigilo.. As principais atividades são: atendimentos, visitas, orientações e encaminhamentos; avaliações socioeconômicas de editais de seleção para auxílios estudantis; participação em comissões, grupos de trabalho e comitês; participação em projetos de extensão; atividades de prevenção; registro de atividades mensais;
A) ATENDIMENTOS, VISITAS, ORIENTAÇÕES E ENCAMINHAMENTOS: constituem-se em atividades básicas e fundamentais do setor, que requerem escuta qualificada, registro do atendimento, avaliação da demanda, articulação de recursos (acionamento de outros setores, serviços e órgãos), estudo da legislação pertinente ao caso, encaminhamento do atendido ao recurso, monitoramento do acesso/demanda;
B) AVALIAÇÕES SOCIOECONÔMICAS DE EDITAIS DE SELEÇÃO PARA AUXÍLIOS ESTUDANTIS: atuando em colaboração para a Pró Reitoria de Assistência e Promoção Estudantil/PRAPE da UFPB, o setor de serviço social analisa a documentação enviada e o relato descritivo das condições objetivas de vida e permanência dos estudantes no curso da UFPB, ponderando a existência e o grau de indicadores de vulnerabilidade social, escalonando através de pontuação, analisando os recursos, e emitindo pareceres; o setor fica disponível para esclarecer eventuais dúvidas dos estudantes quanto ao processo de seleção, presencialmente e através do email; realiza acolhida aos estudantes contemplados com o auxílio residência universitária, apresentando normas de convivência no alojamento e serviços acessíveis aos estudantes;
C) PARTICIPAÇÃO EM COMISSÕES, GRUPOS DE TRABALHO E COMITÊS: participa ativamente das instâncias coletivas a que é chamado a compor, participando sempre das reuniões de maneira propositiva, efetuando os registros necessários e acompanhando os encaminhamentos realizados pelo coletivo, tomando cuidado constante com os fluxos/ protocolos, bem como com o sigilo das informações; atualmente compõe 3 instancias dessa natureza;
D) PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS DE EXTENSÃO: sabendo da importância desse viés tanto para a Universidade como para a sociedade, o setor entende como fundamental participar de projetos de extensão; atualmente estamos em fase de elaboração de projetos para desenvolver nos próximos semestres;
E) ATIVIDADES DE PREVENÇÃO: estando lotado no CAMOPS, o setor de Serviço Social considera preponderante desenvolver ações/ campanhas que visem a prevenção de situações de vulnerabilidade social, principalmente às ligadas a área de saúde, e combate a violência; sendo assim, é importante atuar preventivamente aproveitando datas e campanhas nacionais para chamar atenção a temas como VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, HOMOFOBIA, RACISMO, AUTOMUTILAÇÃO E SUICIDIO.
F) REGISTRO DE ATIVIDADES MENSAIS/ DOCUMENTOS:SISTEMATIZAÇÃO/ELABORAÇÃO: relatórios, pareceres, instrumentais, roteiros de entrevistas (instrumental?);
G) PARTICIPAÇÃO EM REUNIÕES: reuniões de planejamento e avaliação, reuniões de estudo; reuniões com residentes; reuniões para discutir casos, contextos, demandas; reuniões na PRAPE para discussão/ sugestão/elaboração de critérios e editais;
H) ARTICULAÇÕES INTERNAS/EXTERNAS: esta atividade inclui busca de parcerias, o desenvolvimento coletivo de atividades; a busca de recursos financeiros, a socialização das atividades e encaminhamentos do setor; o encaminhamento de usuários/as à retaguarda de atendimento; o levantamento/conhecimento dos serviços disponíveis no entorno; visitas técnicas para o conhecimento de práticas e metodologias de trabalho;
ELABORAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO/INFORMATIVO: apresentação do serviço, definições e conceitos dentro das diversas temáticas a serem trabalhadas; artigos para revista eletrônica da biblioteca;
Horário:
Segunda à sexta-feira das 08h às 16h.