Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Produção de álcool gel em projeto de extensão do DQF

Produção de álcool gel em projeto de extensão do DQF

Extensão do Departamento de Química e Física do Campus II da UFPB produz álcool em gel e distribui para a comunidade
publicado: 20/07/2021 17h08, última modificação: 20/07/2021 17h20

Veja a matéria completa aqui.

Durante a pandemia da Covid-19 houve um aumento na procura pelo álcool em gel, produto destinado a higienização e que serve como um mecanismo preventivo para doenças virais e bacterianas. Essa procura provocou aumentos no preço do produto, o que impossibilitou a aquisição do mesmo por uma boa parte de população. Um levantamento feito pelo Procon Paraíba em 2020, mostrou que o álcool gel a 70% chegou a custar R$ 22,90 o frasco com 200 ml.

Visando contribuir com o acesso da sociedade ao produto, o projeto de extensão ‘UFPB no combate à COVID-19: Promoção à saúde no CCA/UFPB: Produção de Álcool Gel no Departamento de Química e Física’, tem focado na produção, distribuição e campanhas de conscientização sobre o uso do álcool,  atendendo a população da cidade de Areia - PB.

Edilene Dantas, a coordenadora da ação, explica que no mesmo ano em que o projeto foi idealizado houve aumento na mortalidade em decorrência do vírus influenza H1N1. Esse aumento gerou preocupação e a equipe criou um  projeto de extensão para conscientizar estudantes da 5ª à 7ª série das escolas do município de Areia-PB.

Conforme explica a coordenadora, pela praticidade na utilização, o álcool gel a 70% é um produto de destaque na higienização. Desde o início do projeto que fazemos o trabalho de conscientização, mostrando a importância da higienização das mãos e eficácia do álcool em gel para isso. Por ser um produto de ação germicida e possuir capacidade para desestabilizar vírus e bactérias, ele atua na prevenção de diversas doenças virais”, elucida a professora.

Ela também informa que é a concentração em álcool 70%  que permite a eficácia para combater os vírus e bactérias e esclarece os motivos da extensão em produzir o produto na solução em gel. "O produto em gel fica por mais tempo em contato com a pele, ou seja, não evapora, tornando-se mais eficiente. Além de evitar acidentes domésticos no uso e manipulação do produto,  específica a coordenadora.

Distribuição e conscientização

Mesmo contando com uma produção em pequena escala, segundo a professora Edilene, a extensão conseguiu beneficiar estudantes, famílias e entidades com a distribuição do álcool em gel. Ano passado  foram doados 15 litros de álcool glicerinado 70% e outros 15 litros de sabão líquido  para a cadeia pública de Areia. A paróquia da cidade também recebeu doações de 15 litros de álcool em gel.

A importância de oferecer condições de higiene que previnem contaminação marca a tragetória dos extensionistas.  Milena Félix, estudante do 8º período de química, é bolsista do projeto e quase no processo de conclusão do curso ela fala sobre essa vivência na extensão.

“Em um momento tão imprevisível e complicado para todo mundo, conseguir levar mais segurança e conforto para as pessoas despertou-me um sentimento de utilidade. Apesar de não produzirmos em larga escala como gostaríamos, tenho certeza que esse cuidado ajudou e protegeu algumas pessoas, além de toda experiência acadêmica industrial de trabalhar com uma formulação que precisa constantemente de controle de qualidade”, relata.

Com a pandemia da Covid-19, o projeto adaptou a campanha também para as redes sociais, abrangendo assim um público maior. Para acompanhar conteúdo sobre higienização, uso e armazenamento do álcool em gel, basta seguir o perfil do projeto no Instagram @alcoolgel_extensao_cca.

Dicas para armazenamento
Segundo a professora Edilene, o armazenamento correto do produto  é importante e expõe algumas dicas para garantir a qualidade, duração e eficácia do álcool em gel:

1 -  Armazenar o álcool em recipientes flip - top (com vedação) ou que contenha válvulas. São os mais indicados para evitar evaporação do produto.

2 - Evitar expor o produto a altas temperaturas. Exemplo: ao sair do carro, não deixar o recipiente no local, sempre retirar e manter em um ambiente fresco.