Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Workshop Internacional: Avanços dos Estudos de Alimentos Nutracêuticos/Compostos Bioativos e Nutrigenômica - Fortalecendo Conexões e Explorando Fronteiras Científicas

por Ivandro Candido publicado: 30/08/2023 12h00, última modificação: 30/08/2023 16h34

WhatsApp Image 2023-08-30 at 11.53.15.jpeg

(Mesa de Honra - Solenidade de Abertura)

O I Workshop Internacional, focado nos Avanços dos Estudos de Alimentos Nutracêuticos, Compostos Bioativos e Nutrigenômica, foi realizado com sucesso nos dias 29 e 30 de agosto de 2023, no Auditório do Prédio Central do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizado na pitoresca cidade de Areia, na Paraíba. Este evento notável foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFPB (PPGZ/CCA/UFPB).

O workshop reuniu importantes instituições acadêmicas, criando uma plataforma enriquecedora para o intercâmbio de conhecimentos e o estabelecimento de parcerias fundamentais na pesquisa e estudos relacionados aos alimentos nutracêuticos, compostos bioativos e nutrigenômica. A colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas e países proporcionou um aprofundamento na compreensão desses tópicos em ascensão na área de nutrição e saúde.

A programação intensiva contemplou mesas redondas e palestras, apresentadas por renomados pesquisadores, que abordaram tópicos fundamentais nos campos de alimentos nutracêuticos, compostos bioativos e nutrigenômica. Além disso, as instituições participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas pesquisas e experiências por meio de apresentações dos grupos de pesquisa e programas de pós-graduação.

Instituições Participantes:

• Universidade Federal da Paraíba
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Universidade Federal de Campina Grande
  • Universidade Federal do Agreste de Pernambuco
  • Universidade de Lisboa

Instituições de Apoio:

• FAPESQ - Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba
  • CAPES/PRINT-UFPB
  • CAPES/PRINT-UFRPE
  • Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ/CCA/UFPB)
  • Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Agroalimentar (PPGTA/CCHSA/UFPB)
  • Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal (PPGCSA/CSTR/UFCG)
  • Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZ/UFRPE)
  • Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens (PPGCAP/UFAPE)
  • Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa
  • Laboratório de Produção e Nutrição Animal - CIISA/AL4ANIMALS

Momento de Abertura Solene: A mesa de honra para a abertura do evento contou com a presença ilustre de diversas autoridades, entre elas: Prof. Ricardo Romão Guerra (Vice-Diretor de Centro da UFPB), Prof. Edilson Paes Saraiva (Coordenador do PPGZ/CCA/UFPB), Prof. Fábio Anderson Pereira da Silva (Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Agroalimentar - PPGTA/CCHSA/UFPB), Prof. Francisco Fernando Ramos de Carvalho (Coordenador do PPGZ/UFRPE), Prof. Leilson Rocha Bezerra (Coordenador do PPGCSA/CSTR/UFCG), Prof. André Luiz Rodrigues Magalhães (Coordenador do PPGCAP/UFAPE), representado pelo Prof. Alberício Pereira de Andrade, Prof. Rui José Branquinho de Bessa (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias e do Laboratório de Produção e Nutrição Animal, CIISA, Universidade de Lisboa) e Prof. Ariosvaldo Nunes de Medeiros (Coordenador do I Workshop Internacional: Avanços dos Estudos de Alimentos Nutracêuticos/Compostos Bioativos e Nutrigenômica).

Dentre os momentos de destaque, os professores Ricardo Guerra, Edilson Paes Saraiva e Ariosvaldo Nunes de Medeiros enfatizaram a relevância do evento para as instituições envolvidas, ressaltando que esta iniciativa é fruto de uma meta estabelecida pelo projeto universal da FAPESQ e que se encontra alinhada a uma parceria enraizada ao longo de décadas, especialmente com o professor Rui Bessa e sua equipe, que desempenharam um papel fundamental.

O professor Ariosvaldo Nunes de Medeiros, Coordenador do Workshop, compartilhou a motivação por trás das discussões que levaram à criação deste evento, impulsionadas pela afinidade de ideias com colegas como o professor Roberto Germano e o professor Francisco, coordenador do CAPS PRINT, bem como o professor Celso Bruno. A abordagem inovadora recente na produção animal ganhou destaque, sendo acolhida calorosamente pela comunidade acadêmica. Em um gesto de gratidão, expressou sua intenção de incentivar diálogos entre a pós-graduação e a graduação, visando fortalecer parcerias e projetos, em busca do avanço contínuo da ciência nutricional. Ele concluiu seu discurso agradecendo aos envolvidos e ressaltando a importância da comissão organizadora.

O I Workshop Internacional alcançou sucesso notável como um espaço de enriquecimento intelectual, intercâmbio de ideias e solidificação de laços acadêmicos, demonstrando a dedicação e o compromisso das instituições envolvidas com o avanço do conhecimento científico em um campo tão crucial para a saúde e bem-estar humano.

WhatsApp Image 2023-08-30 at 11.53.13.jpeg

(Participantes do evento)

WhatsApp Image 2023-08-30 at 11.53.07.jpeg

(Prof. Ariosvaldo Nunes de Medeiros)