Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Turma de Gastronomia do IF-AREIA visita projeto de retomada da cafeicultura no CCA UFPB

por Ivandro Candido publicado: 28/04/2023 16h17, última modificação: 28/04/2023 16h37

WhatsApp Image 2023-04-28 at 11.16.41 (2).jpeg

A turma do curso técnico em Gastronomia do Instituto Federal (Campus Avançado Areia) teve a oportunidade de realizar uma aula prática e visitação ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA UFPB) nesta quinta-feira (27). Recepcionados pelos professores Guilherme Podestá e Leossávio César, do Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais (DFCA), os(as) discentes conheceram o projeto de retomada da cafeicultura no brejo paraibano e foram guiados(as) pelo cafezal e Laboratório de Grandes Culturas e Plantas Daninhas, onde foram apresentados(as) ao processo de produção do café, desde a colheita até a torra dos grãos, passando pela seleção manual dos grãos na peneira 16.

Os(as) estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar na prática todo o conhecimento teórico adquirido durante o curso e ainda fizeram a torra dos grãos. Em breve, a turma terá a chance de degustar o café produzido no CCA.

Os professores Guilherme Podestá e Leossávio César agradeceram a disponibilidade dos alunos em conhecerem o projeto e se colocaram à disposição para outras oportunidades em que o CCA possa contribuir para a formação desta e de outras turmas do IF-AREIA. A visita foi uma excelente oportunidade para os(as) estudantes estreitarem relações com o CCA UFPB e aprenderem sobre o desenvolvimento da cafeicultura na região do brejo paraibano.

(Fotos: Danielle Amorim)