Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto Medica-cão inaugura Totem para descarte correto de medicamentos em parceria com o CCA/UFPB

por Ivandro Candido publicado: 20/06/2023 16h44, última modificação: 20/06/2023 16h44

WhatsApp Image 2023-06-20 at 11.21.42 (1).jpeg

O Projeto Medica-cão, que visa estabelecer uma maior interação entre a medicina veterinária e a comunidade em geral, deu um passo importante para sua inserção direta na sociedade. Após iniciar suas atividades de forma remota durante a pandemia, por meio das redes sociais, o projeto agora concretiza suas ações com a inauguração de um Totem de descarte correto de medicamentos.

Com o objetivo de conscientizar sobre os impactos do descarte incorreto de medicamentos e a automedicação animal, o projeto firmou parcerias com instituições locais e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em conjunto com a ECIT Ministro José Américo de Almeida, em Areia, foram desenvolvidas palestras educativas para os alunos do Ensino Técnico de Agroindústria, abordando essas temáticas e orientando sobre as práticas corretas. Além disso, em colaboração com o projeto Animais e Comunidade da UFRN, foram elaborados posts informativos sobre a automedicação animal.

A partir dessas ações, surgiu a idealização do Totem de descarte correto de medicamentos. Em 2022, durante uma reunião do projeto, identificou-se a necessidade de um local inclusivo para que a população pudesse descartar corretamente suas embalagens. Após extensa pesquisa, diálogos e reuniões com entidades e profissionais da área, o Totem foi construído no Hospital Veterinário da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizado no Campus II em Areia, PB.

O sucesso desse projeto só foi possível graças ao empenho dos extensionistas do Projeto Medica-cão 2022-2023 e da turma de Farmacologia Veterinária 2022.2. A equipe agradece o apoio do diretor do Hospital Veterinário, Dr. Professor Felipe Nael Seixas, e, em especial, da orientadora, coordenadora e professora Dra. Anne Souza.

A concretização do Totem foi um sonho acalentado por mais de 6 anos, quando a coordenadora do projeto redirecionou seus esforços para conscientizar a população sobre a automedicação animal e, agora, também sobre o descarte correto e seguro de medicamentos. Durante uma aula de apresentação dos planos do projeto e das linhas de pesquisa, alunos engenheiros-arquitetos projetaram o primeiro esboço do Totem no quadro.

A estrutura do Totem foi materializada em madeira pelo Sr. Abonaldo Teixeira da Silva, pai de um dos alunos, que desempenhou um papel fundamental na construção. Os alunos do projeto, com habilidades de design gráfico, criaram uma arte limpa e compreensível para recobrir o Totem. Hoje, com grande emoção, o Totem é entregue ao HV-CCA-UFPB, encontrando seu lugar ideal para ser visto por todos que chegam ao local.

O Totem será um importante recurso para toda a comunidade acadêmica do campus, assim como para os atendidos pelo Hospital Veterinário, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

WhatsApp Image 2023-06-20 at 11.21.43 (2).jpegWhatsApp Image 2023-06-20 at 11.21.44.jpeg