Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de Terapia Ocupacional inicia suas atividades

Projeto de Terapia Ocupacional inicia suas atividades

Projeto resultante de parceria entre a UFPB (Comitê de Inclusão e Acessibilidade; CCA; PRAC), Apae de Areia e Prefeitura Municipal de Areia inicia suas atividades.

por Ivandro Candido publicado: 24/05/2017 12h28, última modificação: 24/05/2017 12h31

Iniciaram-se, em 08 de Maio, as atividades de atendimento clínico - Terapia Ocupacional (TO) - às crianças afetadas com microcefalia, aos alunos da APAE, ao funcionário da UFPB e aos alunos da universidade atendidos pelo Comitê de Inclusão, como atividades de extensão.

A parceria entre a UFPB (Comitê de Inclusão e Acessibilidade; CCA; PRAC), Apae de Areia e Prefeitura Municipal de Areia.tem trazidos contribuições no campo da saúde, e espera-se ampliar os atendidos com a consolidação das ações de Equoterapia; uma ação interdisciplinar no tratamento de pessoas com necessidades especiais.

O trabalho de TO é Coordenado pela Profa. Dra. Andreza Polia (presidente do CIA); a Psicóloga Josilene Maria da Cunha Castro (APAE), e a Profa. Ana Cristina S. Daxenberger; com a parceria de voluntários de diferentes áreas. Fazem parte desta equipe: Flaviana Felipes Bento de Oliveira (Pedagoga); Isa Araujo de Vasconcelos (Fonoaudióloga), Élida Rachel Elias de Lêmos (Fisioterapeuta). E as estagárias do curso de Terapia Ocupacional da UFPB: Ana Paula Lucena de Farias, Gabriella Nayara Siqueira de Lima, Juliana Maria Pereira Castro e Marilia Matasha Morais de Oliveira Mendes.

A profa. Ana Cristina afirma que "sem o apoio do Comitê de Inclusão e Acessibilidade, a Direção de Centro, Prac e Prefeitura, não teria como a Apae de Areia, assumir sozinha esta responsabilidade social, no atendimento das pessoas com deficiência. A Apae é uma instituição filantrópica e sobrevive com o apoio financeiro da comunidade e instituições."

A Presidente da Apae: Jacilene Maria da Cunha Castro, diz:" É através de parcerias como esta que a APAE/Areia consegue desempenhar seus trabalhos e contribuir de forma significativa para melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência. O apoio de cada cidadão, de cada empresa ou instituição à Apae é muito importante para nós".

Assim se consolidam as atividades de extensão e a responsabilidade da UFPB junto à comunidade.

(Informações e fotos: Prfa. Ana Cristina Daxenberger. Todas as fotos têm a devida autorização para serem divulgadas/publicadas)