Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programas de Residência Multiprofissional de Saúde do CCA formam suas primeiras turmas

Os nove residentes iniciaram as aulas em 2016 e encerraram as atividades no final de fevereiro de 2018.
por Ivandro Candido publicado: 15/03/2018 16h22, última modificação: 15/03/2018 16h35

Residencia Universitária.jpg

(Foto: Estúdio Gilmar Batista)

Os Programas de Residência Multiprofissional de Saúde do Centro de Ciências Agrária - Residência em Clínica e Cirurgia Animal (PRCCA) e Residência em Diagnóstico em Medicina Veterinária Animal (PRDMV) -  formam suas primeiras turmas. As residências constituem uma modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, funcionando em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais de elevada qualificação ética e profissional.

As atividades dos referidos programas foram iniciadas no ano de 2016 e a conclusão se deu ao final de fevereiro de 2018. Em ambos os Programas, os médicos Veterinários Residentes exerceram atividades práticas no Hospital Veterinário do CCA e junto à Secretaria de Saúde do Município de Areia-PB, sob a supervisão do Diretor de Vigilância em Saúde do Município, Médico Veterinário Dr. Francisco de Assis Medeiros Jardelino.

Os médicos Veterinários Residentes formados são:

Programa de Residência em Clínica e Cirurgia Animal

Alinne Emanuelle Monteiro Sarmento – Subárea Clínica Médica de Pequenos Animais

Marcelo Manoel Trajano de Oliveira – Subárea Clínica Médica de Pequenos Animais

Alane Pereira Alves  – Subárea Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais

Igor Mariz Dantas – Subárea Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais

Programa de Residência em Diagnóstico em Medicina Veterinária Animal

Dallyana Roberta dos Santos Querino – Subárea Diagnóstico por Imagem

Luana Tales Ramos – Subárea Diagnóstico Laboratorial

Raul Antunes Silva Siqueira  – Subárea Patologia Veterinária

Para as professoras Dra. Valeska Shelda e Dra Isabella Barros, Coordenadoras do PRDMV e do PRCCA, respectivamente, oferecer a residência traz benefícios tanto para os residentes, pela gama de conhecimento prático por eles adquiridas, como para a instituição, já que o atendimento clínico e cirúrgico no Hospital Veterinário aumentou significativamente.

CONHECENDO OS PROGRAMAS

Os Programas de Residência Profissional, aprovados pela Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU) e pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da Universidade Federal da Paraíba, pertencem à modalidade de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, sob a responsabilidade do Centro de Ciências Agrárias, Campus II. Os Programas são desenvolvidos em dois anos, com carga horária total de 5. 760 (cinco mil e setecentas e sessenta) horas-aula, distribuídas em atividades práticas, teóricas e teórico-práticas; devendo ser cumprida por meio de jornada de 60 horas semanais.

Os Programas foram aprovados e são credenciados junto à Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde - CNRMS do Ministério do Educação -  MEC. Ambos são subordinados à Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde - COREMU e à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPG da UFPB. As atividades da Residência Multiprofissional do Centro de Ciências Agrárias são desenvolvidas no Hospital Veterinário e buscam  preparar Médicos Veterinários para atuação qualificada em Clínica e Cirurgia Animal e na área de Diagnóstico Veterinário, conscientes de seu papel como agentes de promoção da saúde animal e humana, atuando em parceria com profissionais de outras áreas da saúde.

Programa de Residência em Clínica e Cirurgia Animal (RESOLUÇÃO Nº 04/2016)

Coordenação:

Profa. Dra. Isabella de Oliveira Barros (Coordenadora)

Prof. Dr. Suedney de Lima Silva (Vice-Coordenador)

Subáreas:

- Anestesiologia Veterinária (1 vaga por ano)

- Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais (1 vaga por ano)

- Clínica Médica de Pequenos Animais (2 vagas por ano)

- Clínica e Cirurgia de Grandes Animais (1 vaga por ano)

Programa de Residência em Diagnóstico em Medicina Veterinária (RESOLUÇÃO Nº 03/2016)

Coordenação:

Profa. Dra. Valeska Shelda Pessoa de Melo (Coordenadora)