Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal completa 10 anos de atividade

Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal completa 10 anos de atividade

por Ivandro Candido publicado: 13/04/2022 11h29, última modificação: 13/04/2022 11h33

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCAn), em nível de Mestrado Acadêmico, foi autorizado através da Resolução nº 09/2010 do CONSUNI, sob a responsabilidade do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB), enquanto a Resolução nº 19/2010 do CONSUNI, criou o referido programa que viria a ser implantado em 2012.1. Desde então, o PPGCAn promove a qualificação e o aprofundamento do conhecimento de professores, pesquisadores e extensionistas para atuarem no desenvolvimento do país por meio da Ciência e da Tecnologia e da produção e difusão do conhecimento científico e sociocultural, através de estudos avançados e pesquisa em Ciência Animal nas áreas de concentração em Saúde Animal no Brejo Paraibano, através das linhas de pesquisa: “Saúde em Animais de Produção” e “Saúde em Animais Silvestres”. A Aula Inaugural foi realizada em 10 de abril de 2012.

Aula inaugural PPGCAn.jpeg

Foto do grupo pioneiro de Docentes na Aula Inaugural do PPGCAn, realizada no Auditório do Prédio Central do CCA, com a Palestra "Pós-Graduação em Saúde Animal: objetivos, metas e avaliação", ministrada pelo Prof. Dr. Franklin Riet Correa Amaral (docente e um dos idealizadores do Programa)

O Vice Diretor do CCA, Prof. Ricardo Romão Guerra, fez parte da Comissão de Criação do Programa, na qualidade de Presidente, no ano de 2011. No ano de 2012, foi indicado pelo então Diretor do CCA como Coordenador, por um ano. Depois, foi eleito por dois mandatos tendo como vice coordenadores os professores Suedney Silva e Danilo Tancler, respectivamente. Em 2017, assumem a Coordenação o Prof. Ricardo Barbosa de Lucena, coordenador, e a vice profa. Danila Barreiro Campos. Em 2019, Ricardo Barbosa de Lucena assume a segunda gestão, tendo como vice o Prof. Artur Cézar de Carvalho Fernandes. No ano de 2021, assumem os professores Artur Cézar de Carvalho Fernandes, coordenador, e o vice Jeann Leal de Araújo.

Atualmente o PPGCAn apresenta o quantitativo de 36 alunos ativos, dentre eles um discente estrangeiro, moçambicano, selecionado pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras através do Edital GCUB/PROAFRI 001/2021. No período de 2012 a 2021, nossa equipe de 16 docentes já orientou 91 egressos em importantes pesquisas em consonância com os objetivos do programa.

O Coordenador do PPGCAn, Professor Artur Cézar de Carvalho Fernandes nos relata que “o programa celebra seus 10 anos comemorando a posição de destaque na formação de recursos humanos atuantes em nível nacional e internacional, bem como uma produção científica qualificada e de alto nível. Tais condições resultam do constante fortalecimento do programa aos longos desses 10 anos com o envolvimento de docentes engajados no crescimento do programa, preocupados não apenas com a produção científica, mas com o impacto social local, inerente a existência de quaisquer programas de Pós- graduação. O final dessa primeira década marca o início de tempos ainda mais promissores para o programa na perspectiva da finalização de sua sede, bem como, da aprovação do curso de Doutorado”.

A Diretoria do CCA que, juntamente com a Coordenação do PPGCAn, emprenhou-se para que fosse disponibilizada uma emenda parlamentar pelo Deputado Pedro Cunha Lima para a retomada das obras da sede do programa, congratula todas as pessoas que escreveram, até então, a história do PPGCAn e reafirma o compromisso de continuar em busca de trazer melhorias para as atividades ali desenvolvidas.

O Professor Fernando Guilherme Perazzo Costa, Pró-reitor de Pós-Graduação da UFPB, parabeniza todos os (as) docentes, discentes e servidores (as) que fazem parte do PPGCAN pelo excelente trabalho que veem executando durante uma década de existência, onde vários profissionais estão desempenhando as suas atividades com conhecimento científico e reconhecimento por parte do mercado de trabalho.