Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora Luciana Gomes Barbosa, CCA/UFPB, é eleita presidente da Associação Brasileira de Limnologia, ciência que se dedica ao estudo de águas continentais

Nova presidente da Associação Brasileira de Limnologia para o Biênio 2019/2021
publicado: 14/08/2019 15h10, última modificação: 14/08/2019 15h11

A professora associada do Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB) Luciana Gomes Barbosa foi eleita nova presidente da Associação Brasileira de Limnologia para o Biênio 2019/2021. A eleição ocorreu em assembleia da Associação Brasileira de Limnologia realizada durante o XVII Congresso Brasileiro de Limnologia e II Congresso Ibero-Americano de Limnologia.

A Sociedade Brasileira de Limnologia (ABLimno) foi fundada em julho de 1982 durante Reunião Anual da SBPC na cidade de Campinas (SP) com nome de fantasia "SBL" e a partir de 18 de agosto de 2010 foi refundada com o nome de Associação Brasileira Limnologia (nome de fantasia: ABLimno), para adequação à legislação vigente. O Objetivo central da ABLimno é promover o desenvolvimento da Limnologia Brasileira.

FOTO1.png

Fotografia extraída do livro do Prof. Francisco Esteves, um dos fundadores da Associação Brasileira de Limnologia (Fundamentos em Limnologia, 2003), destacando os Sócios fundadores da Sociedade Brasileira de Limnologia (SBL) em julho de 1982, entre eles os orientadores da Prof. Luciana Barbosa, os professores Dr. Carlos Bicudo (IBt/SP) e Prof. Dr. Francisco Barbosa (UFMG). Através dessa imagem a nova diretoria saúda e homenageia seus fundadores.

Perfil

A Professora Dra. Luciana Gomes Barbosa (CCA/UFPB) é doutora em Ecologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e representante da ABLimno na Sociedade Internacional de Limnologia (SIL). Fundou e coordena a Rede Internacional de Limnologia de Terras Secas (INLD), oficializada através da criação do Grupo de Trabalho da Sociedade Internacional de Limnologia “Limnology of Drylands” em 2016.

Planos

Entre as inúmeras atividades e propostas, a nova presidência da ABlimno pretende atender aos anseios de seus membros através da atuação na internacionalização da associação, ampliação de suas parcerias e visibilidade na America Latina e no mundo; expandir e ampliar o número de membros, principalmente abrindo espaços de atuação dos jovens limnológos bem como atuação nas questões ambientais que permeiam a atuação dessa importante ciência.

FOTO2.jpg