Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora do CCA/UFPB participa de projeto que ganha destaque internacional
conteúdo

Notícias

Professora do CCA/UFPB participa de projeto que ganha destaque internacional

A Professora Yirina Valdes, juntamente com pesquisadores da UFPE e FSU (Estados Unidos), escreveu artigo sobre a fauna existente nos cascos de tartarugas marinhas.
publicado: 09/06/2020 16h45, última modificação: 09/06/2020 23h30
Exibir carrossel de imagens Matthew Ware SGI Turtle Crew 2018

SGI Turtle Crew 2018

P7010021 Yirina.jpg

Foto: MATT WARE - trabalho noturno, sob luz infravermelha, no processo de raspagem do casco da tartaruga para coletar a fauna de epibiontes.

A Docente do Departamento de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Agrárias (DCB/CCA/UFPB), Professora Yirina Valdes Vazquez, publicou recentemente um artigo produzido juntamente com pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em colaboração com a Universidade do Estado da Flórida (FSU). 

Esta é terceira publicação do grupo de pesquisadores coordenado pelo Professor Giovanni dos Santos (UFPE) e, nesta oportunidade, foi demonstrada uma das importâncias da conservação das tartarugas marinhas: os cascos destes animais contêm grande quantidade de fauna composta por animais diminutos. Este trabalho foi realizado com tartarugas cabeçudas que emigram para a Ilha St George, ao norte da Florida para desovar, mas existem outras duas publicações anteriores sobre este assunto com tartarugas de pente que desovam no litoral Pernambucano.

Conforme nos relata a professora Yirina Valdes, “conservar as tartarugas marinhas é também conservar essas comunidades que não apresentam motilidade e dispersão ativa nos oceanos e que o casco da tartaruga tem fauna mais abundante que qualquer outro substrato consolidado (vivo, morto, móvel, ou fixo)”

O tema foi abordado como uma forma de dispersão destes organismos e assim possibilitando-se responder a um paradoxo antigo que nunca tinha sido respondido conhecido como: The Meiofauna Paradox".

A Publicação está sendo citada em várias revistas online ao redor do mundo e já rendeu convites para a elaboração de podcasts, para uma entrevista com a revista Hakai, uma entrevista com a sciencelab.co.uk , dentre outras. Vale ressaltar que houve um comunicado de imprensa emitido pela universidade da Flórida que está dando ainda mais notoriedade ao trabalho em outros países.

 Apresentamos aqui alguns links que tratam sobre o trabalho:

 1) https://www.sciencedaily.com/releases/2020/06/200601194142.htm

2) https://www.repubblica.it/dossier/ambiente/biodiversita/2020/06/03/news/quanti_ospiti_sulle_tartarughe-258335327/?ref=RHPPBT-BS-I252749253-C12-P10-S3.4-T1

 3)     https://www.eurekalert.org/pub_releases/2020-06/fsu-lst060120.php

 4)     https://phys.org/news/2020-06-loggerhead-sea-turtles-host-diverse.html

 

ARTIGO COMPLETO

 

SGI Turtle Crew 2018

Foto: MATT WARE: - Equipe de pesquisadores  do projeto: 
linha superior, de esquerda a direita: Matt Ware, Giovanni dos Santos (coordenador do projeto pela UFPE), Yirina Valdes (coordenadora pela UFPB), Lindsay Hooper, Tayla Elizabeth, Quintin Bergman, Anthony Gillis, Jeroen Ingels (coordenador FSU), Andrew Ibarra
linha inferior, de esquerda a direita: Laura Acevedo, Andres de la Fe, Ian Silver-Borges, Leticia Pontes, Sophia Sanchez, Julia Danyuk