Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora do CCA lança Volume especial da “Rede Internacional de Limnologia de Terras Secas”
conteúdo

Notícias

Professora do CCA lança Volume especial da “Rede Internacional de Limnologia de Terras Secas”

O volume especial contou com artigos produzidos por estudiosos de Portugal, Espanha, França, África, Brasil, Rússia, Itália e Malta.
por Ivandro Candido publicado: 29/10/2020 16h43, última modificação: 29/10/2020 16h48

Informações:  Profa. Dra. Luciana Gomes Barbosa 

Foto: Carem Nobre 

  I Seminário de Limnologia.jpg

A professora Luciana Barbosa, do Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais/CCA/UFPB,  é atualmente Presidente da Associação Brasileira de Limnologia, representante na Sociedade Internacional de Limnologia e coordenadora do GT de Meio Ambiente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), além de fundadora e Presidente da Rede Internacional de Limnologia de Terras Secas (INLD).

A Rede Internacional de Limnologia das Terras Secas (International Network On Limnology of Drylands, INLD) foi proposta com o objetivo geral de promover e incentivar a cooperação e investigação de padrões de funcionamento de ecossistemas aquáticos de terras secas internacionais, incluindo efeitos de ações antropogênicas e de mudanças climáticas.

A INLD foi apresentada pela primeira vez durante o I Simpósio de Limnologia do Semiárido Brasileiro, realizado em Areia (Paraíba, Brasil) em 2016, realizado sob coordenação da Prof. Luciana Barbosa. Esta apresentação culminou no convite da Sociedade Internacional de Limnologia (SIL) para que a Rede INLD fosse oficializada através da criação do Grupo de Trabalho “Limnology of Drylands”. Atualmente, a expansão da INLD ocorre através do envolvimento de pesquisadores dos continentes australiano, africano, asiático, europeu e americano, ou seja, regiões de abrangência de terras secas. Entre as ações já realizadas, diversas sessões especiais em congressos internacionais e reuniões do Grupo de Trabalho como a realizada em Nanging (China) em 2018.

É nesse cenário de expectativas por projetos baseados em amplas escalas espaciais e temporais que visem a  compreensão dos efeitos de fatores antropogênicos e de mudanças climáticas sobre os ecossistemas intermitentes e temporários que surgiu e se firma a INLD. Um dos recentes produtos é o primeiro volume especial da Rede de Limnologia, produzido pela Prof. Luciana Barbosa como editora convidada e Prod. Dr. David Hamilton como editor-in chief. O presente volume foi produzido e publicado na Inland Waters (https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/20442041.2020.1728179). O volume especial contou com artigos produzidos por colegas de Portugal, Espanha, França, África, Brasil, Rússia, Itália e Malta.

Segundo Prof. Luciana, no momento, a INLD avança com subprojetos, entre outros, em cienciometria para compreensão de padrões globais bem como projetos voltados para entendimento de efeitos sinérgicos entre as ações humanas e mudanças climáticas sob o funcionamento de ecossistemas temporários em regiões secas.

 

CONTATOS: 

Luciana Gomes Barbosa

Laboratory of Limnology

Federal University of Paraiba

Paraiba, BRAZIL

lgomesbarbosa@gmail.com

http://limnology.org/members/sil-working-groups/

www.inld.pro.br