Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professora do CCA coordena programa internacional de pesquisas sobre as Ilhas Galápagos
conteúdo

Notícias

Professora do CCA coordena programa internacional de pesquisas sobre as Ilhas Galápagos

O Programa terá duração de seis anos e conta com a participação de pesquisadores de 17 países.

por Ivandro Candido publicado: 14/06/2022 10h49, última modificação: 14/06/2022 11h51

Ilhas Galápagos.jpg

(Informações e fotos: Profa. Luciana Barbosa)

As Ilhas Galápagos são consideradas um arquipélago tropical icônico, o berço das teorias de Darwin, com biodiversidade e isolamento únicos que promovem alto grau de endemismo e valiosa paisagem natural. No entanto, esse status icônico é ameaçado pelo aquecimento global e pelas pressões locais associadas ao ecoturismo massivo, ameaçando a estabilidade ecológica dessas ilhas.
O programa de pesquisas “Iconic Galapagos aquatic ecosystems as a climate change hot-spot?” é coordenado por Luciana Barbosa (INLD/UFPB, Brasil), Carlos Luis López Lozada (ESPOL/INLD, Equador), Eduardo Espinoza e Jenifer Suárez-Moncada (Parque Galapagos) tem como principal objetivo caracterizar os ecossistemas aquáticos de sete Ilhas do arquipélago de Galápagos como um 'Hot-spot' para as alterações climáticas através de múltiplas abordagens (monitoramento, paleoecologia e experimental). A duração é de seis anos e conta com a participação de pesquisadores de 17 países.
Espera-se estabelecer as ilhas Galápagos como área de referência para pesquisa em regiões secas por iniciativa da Rede Internacional de Limnologia de Terras Secas (INLD) e ESPOL, principalmente no que diz respeito à mitigação de impactos humanos e desenvolvimento de estratégias de adaptação climáticas. A INLD (www.inld.pro.br) foi fundada em 2016 pela Prof. Luciana Barbosa no Primeiro Simpósio de Limnologia do Semiárido Brasileiro realizado em Areia (Paraiba). Além disso, também espera-se contribuir substancialmente para o incremento da Limnologia no Equador, pais onde este icônico arquipélago esta localizado. O Programa realizou sua primeira reunião na ultima sexta-feira (10). 

WhatsApp Image 2022-06-14 at 00.00.51.jpeg

WhatsApp Image 2022-06-14 at 00.00.51 (1).jpeg