Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor do DFCA Ministra Palestra em Evento no Havaí – EUA

Professor do DFCA Ministra Palestra em Evento no Havaí – EUA

por Ivandro Candido publicado: 29/04/2024 15h11, última modificação: 29/04/2024 16h35

O Professor José Bruno Malaquias, lotado no Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais (DFCA) do CCA/UFPB, ministrou uma palestra no evento “2024 Pacific Branch Meeting”, que é organizado pela Entomological Society of America.

O evento ocorreu no Havaí-EUA. Durante a palestra o Professor José Bruno mostrou como são explorados os sistemas de cultivos de grandes culturas em pequena e larga escala no Brasil, e os desafios para o manejo da resistência de Spodoptera frugiperda tanto a inseticidas quanto às plantas que expressam genes de Bacillus thuringiensis (Bt).

Adicionalmente, foi demonstrada a necessidade de um manejo colaborativo entre os agricultores, evidenciando como o manejo da resistência a inseticidas interfere expressivamente no manejo da resistência às plantas Bt e vice-versa. Estou muito feliz em saber que a ciência brasileira, especialmente aquela conduzida no CCA/UFPB tem recebido bons olhares, isso prova que estamos trilhando um bom caminho, e com boas perspectivas de incrementar as relações internacionais do nosso CCA, comenta o Professor José Bruno.

A palestra foi ministrada na Mesa Redonda (MS): Merging IPM and IRM Concepts for Sustaining Effectiveness of Insecticidal Transgenic Crops, moderada por Yves Carrière (University of Arizona), Jeff. Fabrick (USDA-ARS) e Dominic Reisig (North Caroline State University). Após a MS, José Bruno também participou do painel de discussões "Merging IPM and IRM concepts for sustaining effectiveness of insecticidal transgenic crops" que contou também com a participação de grandes nomes em manejo da resistência nos EUA.

WhatsApp Image 2024-04-26 at 14.28.29.jpegWhatsApp Image 2024-04-26 at 14.30.57.jpeg