Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PESQUISADORA DO CCA/UFPB É EMPOSSADA NA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIA AGRONÔMICA

por Ivandro Candido publicado: 27/11/2023 10h47, última modificação: 27/11/2023 10h47

A Professora Edna Ursulino Alves, vinculada ao Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais (DFCA) do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), assumiu a cadeira de número 19 na Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA) em uma cerimônia realizada no último dia 9 de outubro. O evento teve lugar na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", pertencente à Universidade de São Paulo (Esalq/USP), em Piracicaba-SP, durante o I Congresso da ABCA.

A cadeira ocupada por Edna Ursulino tem como patrono o Pesquisador Renato Gonçalves Portela. A ABCA, que atualmente conta com 75 Acadêmicos Titulares, 11 Membros Eméritos e 5 Associados Beneméritos, tem como missão fomentar o uso e o desenvolvimento da memória da ciência agronômica. Seu propósito é embasar decisões técnicas de maneira transparente, participativa, efetiva, eficiente e eficaz, valorizando os profissionais da área. Fundada em 2010 e instalada em 2013, a entidade é presidida pelo ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. A seleção de novos membros ocorre por meio de assembleia, levando em consideração a formação e a significativa contribuição para a agricultura brasileira.

Mesmo ausente na solenidade, a professora justificou sua não participação devido a uma viagem a Pelotas, onde realizou uma visita ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes, uma atribuição decorrente de suas funções como Coordenadora Adjunta dos Programas Acadêmicos junto à CAPES.

A Diretoria do CCA parabeniza a Professora Edna Ursulino por essa distinção importante e merecida, resultado de anos dedicados à pesquisa. Consideramos um privilégio para nossa instituição contar com profissionais de destaque no cenário nacional.

Referência em Produção e Tecnologia de Sementes

A Professora Edna Ursulino Alves possui uma sólida formação acadêmica, tendo concluído sua graduação em Agronomia em 1996, seguida pelo mestrado na mesma área em 1999 e o doutorado em Produção e Tecnologia de Sementes em 2003. Sua trajetória acadêmica se destaca por sua atuação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde ingressou como docente em 2006 e recentemente foi aprovada para o cargo de Professora Titular.

Ao longo de sua carreira, a Professora Edna publicou 194 artigos em periódicos especializados, orientou inúmeras dissertações e teses, supervisionou pós-doutorados, e contribuiu significativamente para a formação de recursos humanos na área agronômica. Além disso, participou ativamente da criação e coordenação de programas de pós-graduação, incluindo um Programa DINTER/CAPES entre a UFPB e o Instituto Federal de Souza.

Sua atuação como editora de seção em importantes revistas, consultora "ad hoc" para agências de fomento à pesquisa e sua participação em diversas comissões, como a CAPES e outras instituições, evidenciam seu papel ativo na promoção e avaliação da pesquisa científica. Destaca-se também sua posição como Coordenadora Adjunta da Área de Ciências Agrárias I junto à CAPES.

A Professora Edna Ursulino é reconhecida como bolsista de produtividade em pesquisa desde 2011, alcançando o nível PQ 1B em 2018.

WhatsApp Image 2023-11-27 at 07.49.22 (1).jpeg