Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisadora do CCA participa de projeto pioneiro na América.
conteúdo

Notícias

Pesquisadora do CCA participa de projeto pioneiro na América.

por Ivandro Candido publicado: 22/03/2022 09h35, última modificação: 22/03/2022 09h35

A Professora Dra. Luciana Diniz Rola, do Departamento de Zootecnia (DZ) do Centro de Ciências Agrárias (CCA), é membro da equipe de execução de um projeto que vem sendo realizado, desde o início de março, juntamente com a Dra. Susana González (Instituto Clemente Estável de Pesquisas Biológicas IIBCE - MEC), o Dr. Mauricio Barbanti (Centro de Pesquisa e Conservação de Cervídeos -NUPECCE) de São Paulo, e os veterinários da Estação de Criação de Fauna Nativa “Uruguay Tabaré González Sierra”, Matías Loureiro e Hugo Arellano.

O trabalho, que é o primeiro com essas características a ser realizado na América, incluiu a extração de sêmen de veados do campo (Ozotoceros bezoarticus) que vivem na natureza em Arerunguá, Salto, no Uruguai, para inseminar fêmeas da “Estación de Cría de Fauna Autóctona -ECFA”. O Objetivo é promover a melhoria genética do núcleo populacional que vive na Instituição, cuja população de veados do campo é a maior em cativeiro do mundo. 

A Prof. Luciana Diniz foi a responsável pelo manejo dos animais, realização de protocolos hormonais, monitoramento das fêmeas e pela execução da técnica de inseminação artificial em tempo fixo.

A importância deste projeto está em garantir que a população de Veados de Campo da ECFA permaneça saudável e geneticamente diversa para que se possa continuar trabalhando para sua conservação, podendo implementar planos de manejo para esta espécie no Uruguai e na América do Sul.

Além disso, os laços entre as instituições internacionais dedicadas à conservação destes animais continuam sendo fortalecidos, possibilitando o intercâmbio com o ECFA de animais como o cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus), extinto no Uruguai, para trabalhar em sua reprodução e reinserção posterior. 

(Fotos: Profa. Luciana Diniz) 

Luc 1.jpegLuc 2.jpegLuc 3.jpegLuc 4.jpegLuc 5.jpegLuc 6.jpegLuc 7.jpegLuciana Diniz.jpeg