Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisador Português do Instituto Politécnico de Bragança Visita Centro de Ciências Agrárias da UFPB para Explorar Parcerias Internacionais

por Ivandro Candido publicado: 03/08/2023 11h44, última modificação: 03/08/2023 11h58

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba teve a honra de receber a visita ilustre do Pesquisador José Alberto Pereira, Diretor do Centro de Investigação de Montanha (CIMO) do Instituto Politécnico de Bragança, localizado em Portugal. A visita, que ocorreu entre os dias 28 de julho e 02 de agosto, foi marcada por discussões sobre possíveis colaborações e intercâmbios acadêmicos entre as instituições.

Durante sua estadia no CCA, o Professor José Alberto Pereira se reuniu com o Diretor do CCA, Professor Manoel Bandeira, a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPG Agronomia), Professora Luciana Cordeiro, e o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade (PPG Biodiversidade), José Domingos Ribeiro Neto. Juntos, eles exploraram oportunidades de parcerias internacionais que beneficiariam tanto os docentes quanto os discentes das duas instituições.

Uma parte fundamental da visita foi a contribuição acadêmica do Professor José Alberto Pereira. Ele ministrou a disciplina condensada "Proteção contra Pragas em Agricultura Sustentável", que atraiu a participação entusiástica de 44 estudantes dos programas de pós-graduação em Agronomia e Biodiversidade. Além disso, uma palestra intitulada "Infraestruturas Ecológicas no Controle Biológico de Pragas: Exemplos e Aplicações em Oliveira e Videira" foi oferecida, com a participação de mais de 100 alunos de graduação e pós-graduação.

A visita do Professor José Alberto também permitiu que ele conhecesse de perto o trabalho realizado nos Laboratórios de Entomologia e de Instrumentação Agrícola do CCA. A troca de conhecimento e experiência entre os pesquisadores enriqueceu o ambiente acadêmico e proporcionou insights valiosos para futuras colaborações.

O Professor José Alberto Pereira expressou sua gratidão pela calorosa recepção que recebeu no CCA e ressaltou a importância da visita: "Minha experiência no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba foi extremamente enriquecedora, tanto pessoal quanto profissionalmente. Fiquei impressionado com a beleza e organização do campus, bem como com as pesquisas inovadoras realizadas aqui, focadas em resolver desafios significativos para a agricultura paraibana. A interação com os alunos e pesquisadores de diferentes níveis acadêmicos demonstrou uma formação sólida e muitos pontos em comum entre nossas instituições, que merecem ser fortalecidos. O Centro de Investigação de Montanha (CIMO) está ansioso para fortalecer essa parceria".

A visita do Professor José Alberto Pereira foi facilitada pelo apoio da Direção do CCA/UFPB, das Coordenações do PPG Agronomia e PPG Biodiversidade, e contou com a mediação dos Professores Jacinto de Luna Batista, que atualmente realiza um estágio pós-doutoral no Instituto Politécnico de Bragança, e José Bruno Malaquias, do Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais do CCA.

WhatsApp Image 2023-08-03 1at 11.28.15.jpeg

Professor José Alberto Pereira, à esquerda, em Reunião com o Diretor do CCA, Manoel Bandeira

Disciplina condensada-Jose Alberto.jpg

Disciplina condensada