Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Os Campi II e III da UFPB promovem evento para discutir assédio e combater as violências nos espaços acadêmicos

O evento será realizado entre os dias 18 e 20 de julho, com atividades nos dois campi

por Ivandro Candido publicado: 14/07/2023 08h57, última modificação: 14/07/2023 08h57

Com o tema “Pluralidades e Resistências: reflexões e desafios diante das violências nos espaços universitários do interior da Paraíba”, o evento tem como objetivo refletir as diversas formas de violências que são vivenciadas em espaços acadêmicos.

Em 18 e 20 de julho, a partir das 08h, o evento acontecerá no Centro de Ciências Agrárias (CCA), na cidade de Areia – PB.

E, em 19 e 20 de julho, no mesmo horário, o evento ocorrerá no Centro de Ciências, Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), na cidade de Bananeiras– PB.

A proposta das atividades nos campi é discutir, a partir de várias perspectivas, as formas de combater o assédio e a violência, criando metodologias e estabelecendo políticas de enfrentamento. Serão apresentados desafios, reflexões e experiências de combate às violências, nas diversas formas de manifestação e práticas contra Mulheres, LGBTQIAPN+, PcD, Indígenas, Pessoas Pretas, Crianças e Adolescentes.

Em 20 de julho, ocorrerão as tarefas dos grupos de trabalho temáticos, cujos objetivos são elaborar e apresentar um esboço de protocolo e cartilha, com orientações para o acolhimento da vítima, a compreensão do que são assédio e violência e o enfrentamento às violências ocorrentes em espaços acadêmicos.

Tais atividades, concomitantemente, ocorrerão no CCHSA, no Auditório e nas salas de aula do Bloco Alcides, e no CCA, no Auditório do Prédio Central. Pela manhã, serão discutidos e anotados pontos que precisam constar no protocolo e na cartilha citados. Já na parte da tarde, a partir das 13h, acontecerão a socialização e a discussão dos resultados dos grupos de trabalho.

O evento é resultado do trabalho do Grupo Articulador do Comitê de Combate ao Assédio e à Violência, formado por servidores (docentes e técnicos administrativos) e discentes, do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) e do Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal da Paraíba.

WhatsApp Image 2023-07-13 at 12.25.51.jpeg