Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nota de Pesar - Prof. Lourival Ferreira Cavalcante

Nota de Pesar - Prof. Lourival Ferreira Cavalcante

por Ivandro Candido publicado: 03/11/2020 15h59, última modificação: 03/11/2020 17h31

Lourival.jpg

A Diretoria do CCA/UFPB, com grande pesar, comunica o falecimento do Professor Lourival Ferreira Cavalcante. Nesta ocasião, presta solidariedade aos amigos e familiares do Professor Lourival, por esta irreparável perda, com o desejo de que todos sejam confortados e fortalecidos nesse momento de grande dor em que as palavras se apequenam.

LOFECA, como era carinhosamente conhecido pelos seus alunos, foi docente do Departamento de Solos e Engenharia Rural, do Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo do CCA/UFPB, Professor Emérito da UFPB e voluntário no PPGAgro do nosso CCA. Apesar de pesquisar várias linhas das Ciências Agrárias, notabilizou-se em estudos em tolerância de culturas agrícolas a salinidade. Por sua significativa contribuição para as Ciências Agrárias e uma vida dedicada à pesquisa, tornou-se referência nacional em sua área de atuação.

Lourival sempre dizia aos amigos e alunos que “a maior dignidade para um homem era morrer trabalhando”. Desta maneira, ele, homem incansável das Ciências Agrárias estava hoje pela manhã com seus orientados,  em campo. Passou mal durante o almoço e faleceu de infarto fulminante no Hospital da Cidade de Areia. Falece aos 73 anos deixando esposa e 4 filhos.