Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Laboratório de Topografia e Geoprocessamento realiza aerolevantamento topográfico da Estação Experimental Chã de Jardim

publicado: 18/11/2022 08h53, última modificação: 18/11/2022 08h53

WhatsApp Image 2022-11-17 at 16.33.34 (1).jpeg

Atendendo à solicitação do Diretoria do Centro de Ciências Agrárias (CCA), o Laboratório de Topografia e Geoprocessamento, do Departamento de Solos e Engenharia Rural/CCA/UFPB, realizou aerolevantamento topográfico da Estação Experimental Chã de Jardim.

A demanda resulta do requerimento dos departamentos do CCA para a divisão da área da referida estação experimental para a realização de atividades e experimentos. O aerolevantamento topográfico é um conjunto de medições que tem como objetivo representar todos os acidentes geográficos e medidas importantes em uma área. O levantamento é essencial para que se possa conhecer a superfície de um terreno e obter dados precisos, com alta resolução e em tempo real, o que nem sempre é possível através de imagens de satélite.

Inicialmente, o Professor Adailson Pereira e alunos de graduação instalaram uma base fixa para o IBGE-PPP (Posicionamento por Ponto Preciso), que serve de parâmetro para o serviço online gratuito para o pós-processamento de dados GNSS (Global Navigation Satellite System), que faz uso do programa CSRS-PPP (GPS Precise Point Positioning) desenvolvido pelo NRCan (Geodetic Survey Division of Natural Resources of Canada). Ele permite aos usuários com receptores GPS e/ou GLONASS, obterem coordenadas referenciadas ao SIRGAS2000 (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas) e ao ITRF (International Terrestrial Reference Frame) através de um processamento preciso. O IBGE-PPP processa dados GNSS (GPS e GLONASS) que foram coletados por receptores de uma ou duas frequências no modo estático ou cinemático.

Dias depois, o Professor Guttemberg Silvino com equipe formada pelo Ex-professor do CCA, Iêde de Brito Chaves; pelo aluno de Pós-Graduação em Agronomia, Diego Melo; Servidora Maria Cristina Santos; Gerente Executivo de Operação de Mananciais da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), João Pedro Chaves; Gerência Regional de Bacia Hidrográfica da AESA, João Adelino de Lima Filho e alunos da graduação em Agronomia realizaram a instalação de nove pontos de controles para que, com a utilização de drones e GPS, fossem coletados os dados e informações precisas sobre a área em questão.

O trabalho foi realizado em parceria com as instituições do Governo Estadual (AESA - Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba) que usou o Drone para o voo e do Governo Federal (INSA - Instituto Nacional do Seminário) que forneceu o equipamento GNSS RTK utilizado pelos discentes e técnica do LabTGeo, para coleta de dados dos pontos de controle.

Finalizado o aerolevantamento topográfico, as informações serão repassadas para a Diretoria do CCA e para a Assessoria Administrativa para os trâmites legais para a divisão da área da Chã do Jardim em favor dos departamentos do CCA que lá desejam implantar experimentos e realizar ações de pesquisa e extensão.

Por: Ivandro Candido

Fotos: Ivandro Candido