Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Conheça o Laboratório de paleontologia e evolução do CCA/UFPB

Conheça o Laboratório de paleontologia e evolução do CCA/UFPB

por Ivandro Candido publicado: 31/03/2023 11h23, última modificação: 31/03/2023 11h23

Texto e imagens: Boletim informativo da Biblioteca Setorial do CCA

O Laboratório de Paleontologia e Evolução (PALEOEVO) está vinculado ao Departamento de Biociências do Centro de Ciências Agrárias da UFPB, foi criado há mais de dez anos e é coordenado pelo Prof. David Holanda de Oliveira, paleontólogo e doutor em geociências. A paleontologia é uma subárea de conhecimento das Ciências Biológicas e tem como objeto de estudo os fósseis, que são restos ou vestígios de animais ou vegetais que viveram no passado (com idade superior de 10.000 anos). Um laboratório de paleontologia e evolução é importante não apenas para estudar antigas formas de vida que existiram no nosso planeta, há milhares de anos atrás, como também pode ser útil na compreensão das mudanças ambientais que ocorreram na região e como elas influenciaram na biodiversidade e nos ecossistemas atuais.

Captura de tela 2023-03-31 111152.png

Hoje o Nordeste do Brasil é uma das regiões com alto potencial no desenvolvimento de projetos relacionados a paleontologia, principalmente a Paraíba onde possui relevantes depósitos sedimentares como a bacia Paraíba, Boa Vista e a bacia sedimentar do Rio do Peixe, em Sousa. Além disso, ter um laboratório desse tipo colabora para a preservação do patrimônio fossilífero do estado, já que os fósseis e os depósitos fossilíferos são considerados bens públicos, pertencente à Nação e tem as Instituições de Ensino Superior como principais salvaguardas deste patrimônio.

Captura de tela 2023-03-31 111203.png

O laboratório é o único no gênero na UFPB e um dos poucos no estado da Paraíba, e além de realizar pesquisas na área da paleontologia, realiza trabalhos de divulgação científica, ensino e extensão. Ainda, o PALEOEVO possui um importante acervo de fósseis oriundos de diferentes regiões do Brasil que serve de referência para vários trabalhos.

Captura de tela 2023-03-31 111247.png

Captura de tela 2023-03-31 111258.png

O laboratório possui parceria com outras instituições de ensino e empresas, como a UFPE e a PETROBRAS, e atualmente vem desenvolvendo projetos focados na reconstituição paleogeográfica das bacias sedimentares do Nordeste, micropaleontologia, estudo da paleomastofauna paraibana e na divulgação e preservação do patrimônio fossilífero paraibano.

Captura de tela 2023-03-31 111308.png

Captura de tela 2023-03-31 111317.png

Recentemente o laboratório passou por uma reestruturação e foi desvinculado do Laboratório de Vertebrados (antigo LAVEP), sendo realocado em um novo prédio (próximo a biblioteca setorial) localizado no Centro de Ciências Agrárias, Campus II, Areia e funciona de segunda a sexta-feira das 8:00h às 17:00h. com uma equipe de trabalho composta pelo coordenador, técnicos e alunos. Contato: (83) 3049-4528 E-mail: paleoevoufpb@gmail.com