Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Laboratório de Línguas será implantado no CCA e ganha apoio de Deputado Federal

Laboratório de Línguas será implantado no CCA e ganha apoio de Deputado Federal

por Ivandro Candido publicado: 08/09/2021 12h13, última modificação: 08/09/2021 12h13

WhatsApp-Image-2021-08-30-at-07.48.17.jpeg

(Fotos cedidas pelo Prof. Manoel Bandeira)

A implantação do Laboratório de Línguas representa uma demanda antiga do Departamento de Ciências Fundamentais e Sociais (DCFS) do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que ganha o apoio da Diretoria do CCA e do Deputado Federal Frei Anastácio. Através deste laboratório, pretende-se desenvolver atividades voltadas para o ensino da língua portuguesa, línguas latinas (espanhol, francês e italiano) e, também, alemão e Libras, tendo como público-alvo trabalhadores da educação, do turismo e estudantes do CCA e das comunidades despossuídas de Areia e cidades circunvizinhas.

Para desenvolver tais atividades, O Laboratório de Línguas do DCFS/CCA irá contar com a parceria do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DELEM) e o Departamento de Línguas de Sinais (DLS), ambos do Centro de Ciências Humanas, Línguas e Artes (CCHLA), Campus I da UFPB, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV), do Centro de Ciências Humanas, Línguas e Artes (CCHLA) também do Campus I.

A Diretoria vem executando o projeto de recuperação das residências que compõem a antiga “Vila dos Professores” e, desta maneira, um destes imóveis foi disponibilizado pela atual gestão para ser a sede do Laboratório.  A Professora Sheila Costa de Farias, idealizadora e Chefe do Laboratório de Línguas, ressalta que “alcançar esta (re) implantação tem se tornado possível em virtude, por um lado, do apoio interno advindo da Direção do CCA – Prof. M. Bandeira, e da Chefia do DCFS – Prof. Rosivaldo Sá Sobrinho. A ambos reiteramos a nossa imensa gratidão. Quanto ao suporte externo, por outro lado, temos sido assistidos pelo Dep. Federal Frei Anastácio. Ele reconhece o valor social significativo do referido laboratório e entende que estruturar adequadamente este setor é propiciar a oportunidade de estudar línguas a quem tem sido negada esta chance e preparar trabalhadores para o mercado”.

O Deputado Federal Frei Anastácio (PT/PB) esteve no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, Campus de Areia, no dia 26 de agosto, para conhecer o projeto de implantação e as futuras instalações do Laboratório. O Deputado garantiu ajuda para implantação do laboratório.

“Nós vamos contribuir com a implantação desse laboratório, através de emendas parlamentares, atendendo a um pedido da direção do centro. O laboratório atenderá ao público de toda região do Brejo, que carece desse serviço para jovens e adultos. É uma iniciativa importante para qualificação do alunado. A estrutura física já existe e vamos contribuir para adaptação e compra dos equipamentos”, disse o deputado.

O Chefe do DCFS, Prof. Rosivaldo Sobrinho fala sobre a importância social das ações do Laboratório. Para ele, “vale destacar a relevância das atividades deste laboratório que serão extremamente importantes para a formação da comunidade universitária e para os jovens das cidades circunvizinhas. O aprendizado de um segundo ou terceiro idioma, além do aprimoramento da nossa língua nativa, são ferramentas extremamente úteis para sucesso das pessoas pois, nos leva a conhecer outras culturas e abrem possibilidades para participação de eventos internacionais, realização de cursos em outros países. Para jovens que trabalham com o turismo na nossa região, representa a possibilidade de receber melhor os turistas estrangeiros. Além disso, teremos o aprendizado de libras que é de grande importância para a inclusão social”.

Segundo o Diretor do Centro, o Prof. Manoel Bandeira, a reinstalação do Laboratório de Línguas é uma demanda antiga e que contribuirá também para a política do CCA de recuperação das antigas casas da Vila dos Professores, as quais estão sendo requalificadas para uso administrativo e acadêmico. Destacou ainda que com o advento deste Laboratório “será possível a realização de futuras parcerias com outros departamentos de diferentes instituições acadêmicas, bem como convênios com embaixadas de países estrangeiros de forma a viabilizar tanto a diversidade do aprendizado de línguas como facilitar o intercâmbio de estudantes do CCA”. “Neste sentido somos agradecidos ao apoio do Deputado Federal Frei Anastácio pela sensibilidade no atendimento desta demanda via emenda parlamentar”.

Neste ano o CCA logrou êxito em conseguir apoios de outros membros da bancada parlamentar paraibana para a realização de investimentos no Campus II (Deputado Federal Pedro Cunha Lima - PSDB/PB, Deputado Federal Damião Feliciano - PDT/PB e novamente do Deputado Federal Frei Anastácio -PT/PB).