Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Homenagem aos 87 anos do Centro de Ciências Agrárias da UFPB: tradição e excelência no ensino, pesquisa e extensão
conteúdo

Notícias

Homenagem aos 87 anos do Centro de Ciências Agrárias da UFPB: tradição e excelência no ensino, pesquisa e extensão

por Ivandro Candido publicado: 14/04/2023 17h32, última modificação: 15/04/2023 10h05

CCA 87 anos.jpg

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) celebra 87 anos de atividade, destacando-se pela tradição e excelência no ensino, pesquisa e extensão. Esta Instituição de Ensino Superior foi criada através do idealismo do paraibano José Américo de Almeida, Ministro da Viação e Obras Públicas do Governo Provisório de Getúlio Vargas, no ano de 1932 e inaugurada no dia 15 de abril de 1936, constituindo-se no primeiro Estabelecimento de Ensino Superior do Estado da Paraíba com a Denominação de Escola de Agronomia do Estado da Parahyba, conhecida também como Escola de Agronomia do Várzea, por ter sido implantada em terras do Engenho Várzea. Depois, passou a ser denominada Escola de Agronomia do Nordeste e hoje é chamada de Centro de Ciências Agrárias, Campus II da Universidade Federal da Paraíba. Desde então, a instituição passou por várias transformações e ampliações, consolidando-se como um centro de referência no ensino agrário e na formação de profissionais altamente qualificados.

José-Américo-de-Almeida (1).jpgJOSÉ AMERICO DE ALMEIDA 3.jpg

(José Américo de Almeida)

O Centro de Ciências Agrárias já formou 4.239 profissionais, sendo 2.621 engenheiros agrônomos, 772 zootecnistas, 304 biólogos, 467 médicos veterinários e 75 químicos, além de Técnicos Agrícolas, Mestres Agrícolas (Maestria/Ginásio), Capatazes e Professoras em Economia Doméstica no início de sua história, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do setor agropecuário e o avanço da ciência agrária na Paraíba e no Brasil. Esses profissionais atuam em diferentes setores, como academia, pesquisa, indústria e no setor produtivo agropecuário.

Atualmente, o CCA oferece 7 cursos de graduação e possui 7 Programas de Pós-Graduação (5 stricto sensu e 2 lato sensu) em níveis de especialização, mestrado e doutorado, sempre buscando aprimorar a qualidade do ensino, pesquisa e extensão oferecidos. Além disso, o Centro tem investido na modernização e ampliação de suas estruturas físicas, laboratoriais e tecnológicas, proporcionando um ambiente de aprendizado cada vez mais propício para seus alunos.

Clínica do Hospital Veterninário.JPGWhatsApp Image 2022-03-21 at 15.29.06 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-11-17 at 16.33.34 (1).jpeg

zootec.jpg

A pesquisa científica e a extensão rural são atividades de destaque no CCA, que promove o desenvolvimento de tecnologias e práticas inovadoras na agricultura e pecuária, possibilitando o aumento da produtividade, sustentabilidade e competitividade do setor agropecuário. Essas pesquisas geram um impacto direto e positivo no campo e nas comunidades rurais.

O Centro de Ciências Agrárias da UFPB mantém parcerias com instituições de pesquisa, universidades e órgãos governamentais, nacionais e internacionais, visando à colaboração em projetos de pesquisa e promoção de intercâmbios científicos e acadêmicos. Essas parcerias fortalecem a atuação do CCA como referência na área agrária e contribuem para o avanço do conhecimento e o desenvolvimento do setor agropecuário.

Diante dos desafios e oportunidades que se apresentam na agricultura e pecuária do século XXI, o Centro de Ciências Agrárias da UFPB reafirma seu compromisso com a formação de profissionais qualificados, a produção de conhecimento científico e a promoção de ações de extensão que contribuam para o desenvolvimento sustentável do meio rural.

WhatsApp Image 2020-05-06 at 11.08.38.jpeg

feira-de-qualidade-de-vida-119.jpg

Com seus 87 anos de história, o CCA se consolida como um centro de excelência na área agrária, buscando sempre a inovação, a sustentabilidade e a valorização do agronegócio paraibano e brasileiro. A instituição tem sido pioneira em diversas iniciativas e projetos, trabalhando constantemente para aprimorar suas práticas e proporcionar melhorias significativas para o setor agrário como um todo.

O engajamento do CCA com a comunidade local e regional é evidente. A instituição promove projetos e programas voltados para o fortalecimento da agricultura familiar, melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais e promoção do desenvolvimento sustentável do meio rural. Além disso, oferece treinamento e capacitação para produtores rurais, estudantes e outros profissionais da área, disseminando conhecimentos e tecnologias importantes para aprimorar a produção agrícola e pecuária.

Além das atividades acadêmicas e de pesquisa, o Centro de Ciências Agrárias da UFPB também se preocupa em formar cidadãos conscientes e comprometidos com a sociedade. Os alunos são estimulados a participar de projetos sociais, voluntariado e outras atividades que promovam o bem-estar coletivo e a sustentabilidade. Essa abordagem holística tem sido fundamental para a formação de profissionais bem-sucedidos e cientes de seu papel no desenvolvimento do setor agrário e da sociedade como um todo.

Nos próximos anos, o CCA continuará a investir em pesquisas de ponta, buscando soluções inovadoras para os desafios do setor agrário, como mudanças climáticas, escassez de recursos naturais e necessidade de práticas sustentáveis de produção, difundir o conhecimento e promover o debate sobre o papel da agricultura e pecuária no desenvolvimento sustentável do Brasil e do mundo.

O legado do CCA/UFPB é motivo de orgulho para a instituição e todos os envolvidos em sua trajetória. A celebração dos seus 87 anos marca a consolidação de uma história de sucesso, fruto de dedicação, esforço e comprometimento com a excelência no ensino, pesquisa e extensão. A Diretoria do CCA agradece todo o apoio valioso e dedicado dos servidores (as) docentes, técnico-administrativos (as) e terceirizados (as), alunos e alunas ao longo desses anos. O compromisso, paixão e empenho de todos (as) foram fundamentais para o crescimento e fortalecimento da instituição, que se destaca pela qualidade de ensino, pesquisa e extensão. Juntos, continuaremos escrevendo uma história de sucesso, formando profissionais comprometidos com a agricultura sustentável e o desenvolvimento agrícola. Parabéns a todos (as) por essa trajetória de conquistas, que possamos continuar trilhando um caminho de excelência nos anos que estão por vir, e que continuemos a ser referência e inspiração na área agrária para as próximas gerações.

90d4e3cb-1565-4422-8cde-8ba37fd7942a.jfifWhatsApp Image 2023-04-13 at 08.38.34.jpegWhatsApp Image 2023-04-13 at 08.38.34 (1).jpeg