Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Extensão Universitária em Assentamentos Rurais de Areia, Remigio e Algodão de Jandaíra

por Ivandro Candido publicado: 17/10/2022 12h06, última modificação: 17/10/2022 12h06

WhatsApp Image 2022-10-15 at 08.27.11.jpeg

(Fotos: Prof. Roseilton Fernandes)

O Prof. Roseilton Fernandes e os discentes Thiago Gomes, Anderson Araújo e Thomazia Oliveira realizaram, na  última sexta-feira (14), ação extensionista no Assentamento Socorro (Areia-PB), lote da Família de Raimundo e Estela. O objetivo da visita foi realizar o levantamento sócio ambiental e marcação de pontos com GPS para geração do croqui da propriedade que tem como principais atividades o cultivo da Cana-de-açúcar, banana, hortaliças e criação de aves.

O projeto “Extensão Universitária em Assentamentos Rurais de Areia, Remigio e Algodão de Jandaíra” é uma ação de extensão regional que envolve os municípios citados da região do Brejo, Agreste e Curimataú Ocidental da Paraíba.

Serão três as comunidades rurais atendidas e estão localizadas em trechos distintos do Planalto da Borborema, a saber: Assentamento Santa Maria (Areia), assentamento Queimadas (Remígio) e Assentamento Gruta Funda (Algodão de Jandaíra). Inicialmente 03 famílias serão contempladas nesta ação, sendo uma de cada comunidade, indicadas pelos próprios moradores em reunião com as associações.

O projeto busca estabelecer parcerias nas esferas Federal, Estadual e Municipal para o bom desenvolvimento desta ação, a exemplo de cursos de capacitação junto ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba de acordo com as necessidades e potencialidades de cada comunidade.

Outra atividade do projeto será a coleta de sementes de plantas nativas da floresta tropical subperenifólia (Areia), da floresta tropical subcaducifólia (Remígio) e da caatinga hipoxerófila (Algodão de Jandaíra) para posterior produção de mudas nas comunidades e/ou no viveiro de ecologia vegetal do CCA-UFPB com vistas a recomposição das áreas de reserva florestal, bem como, pretende-se nesta edição do PROBEX orientar na implantação ou condução de horto de plantas medicinais e ou tecnologia de produtos agropecuários.

Os métodos de abordagem junto as comunidades rurais a serem utilizados nesta ação baseiam-se na Metodologia Participativa de Extensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável (MEXPAR/EMATER-MG) e visam transformações econômicas e socioambientais através do ensino-pesquisa-extensão.