Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ex Professora do Departamento de Solos e Engenharia Rural do CCA/UFPB receberá o Prêmio Nordeste de Ciência do Solo

por Ivandro Candido publicado: 01/12/2020 12h10, última modificação: 01/12/2020 12h10

IMG-20201201-WA0007.jpgO Núcleo Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NRN/SBCS) informou recentemente que a Dra. Vânia da Silva Fraga, docente aposentada do Departamento Solos e Engenharia Rural do CCA/UFPB, foi escolhida para receber a medalha do Prêmio Nordeste de Ciência do Solo.

A premiação é concedida pelo NRN/SBCS a um profissional ou instituição que tenha, ao longo de sua trajetória acadêmica, profissional ou científica, contribuído extraordinariamente para o avanço da ciência ou tecnologia em Ciência do Solo nos estados da região Nordeste.

A indicação do nome da docente foi feita pelo Professor Djail Santos, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Solo/CCA/UFPB, o qual destaca que esta é uma merecida homenagem à profa. Vânia Fraga, em reconhecimento à sua dedicação e contribuição à Ciência do Solo no ensino, na pesquisa e na extensão.

A 6ª Reunião Nordestina de Ciência do Solo está acontecendo nos dias 01 e 02 de dezembro de 2020, totalmente online e ao vivo. A Solenidade para a entrega da homenagem acontecerá nesta quarta-feira (02), às 15 horas.

Profa. Vânia Fraga é natural de Recife-PE. Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Católica de Pernambuco (1982), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1989) e doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares/Aplicação de Isótopos na Agricultura e Meio Ambiente, pela Universidade Federal de Pernambuco (2002).

Em sua trajetória no CCA, além de contribuir em diversas oportunidades em cargos de gestão,  a professora atuou na área de Fertilidade do Solo e Adubação, com ênfase na biogeoquímica do carbono e nitrogênio, no âmbito da agricultura familiar no semiárido.