Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professor voluntário do CCA é homenageado com nome do Museu de Solos do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR)

por Ivandro Candido publicado: 19/10/2022 14h22, última modificação: 20/10/2022 11h50

WhatsApp Image 2022-10-18 at 11.22.04.jpeg

Da esquerda para a direita: Italo e Maria Lúcia (filho e esposa do homenageado), Patrícia Souto e Jacob Souto (CSTR), Roseilton Fernades (DSER/CCA)

Na tarde desta terça-feira (18), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) inaugurou, no Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), campus Patos, o Museu de Solos Professor Lourival Ferreira Cavalcante, homenagem prestada ao nosso professor voluntário falecido em 03 de novembro de 2020.

LOFECA, como era carinhosamente conhecido pelos seus alunos, foi docente  do Centro de Ciências Agrárias (CCA), no Departamento de Solos e Engenharia Rural, no Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo do CCA/UFPB, Professor Emérito da UFPB e, após sua aposentadoria, tornou-se Professor Voluntário no PPGAgro do CCA. Apesar de pesquisar várias linhas das Ciências Agrárias, notabilizou-se em estudos em tolerância de culturas agrícolas a salinidade. Por sua significativa contribuição para as Ciências Agrárias e uma vida dedicada à pesquisa, tornou-se referência nacional em sua área de atuação.

O Professor Roseilton Fernandes (DSER/CCA/UFPB) foi designado para representar o CCA e a Diretoria na solenidade. O espaço inaugurado contém mais de 200 amostras de solos, subsolos, pedras e minerais de todo o Brasil, mas a maioria foi extraída do Semiárido paraibano, além dos Estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte. Jussara Dantas, egressa do CCA e professora da UFCG, é a idealizadora e primeira curadora do referido museu.

Segundo a ASCOM/UFCG, o objetivo do local é subsidiar a comunidade universitária, da rede pública de ensino, desde o Fundamental ao Ensino Médio e Tecnológico, trazendo informações importantes que estão representadas nas diversas amostras disponíveis no Museu. Os visitantes poderão compreender os processos que acontecem através das rochas e minerais para entendimento de formação do solo.

A visitação é gratuita e os agendamentos poderão ser feitos através do email museu.solos@gmail.com. O Museu funcionará de segunda à sexta, em horário comercial.

Por: Ivandro Candido

Fotos: Roseilton Fernandes