Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Equipe do CCA entrega Diagnóstico Geoambiental Integrado do Município de Areia ao Prefeito da cidade.

por Ivandro Candido publicado: 09/10/2018 11h49, última modificação: 10/10/2018 16h22

IMG_20181005_104436.jpg

(Fotos: Ivandro Candido)

Na última sexta-feira (05/10), no Auditório Maria da Dores Monteiro Baracho, ocorreu a solenidade de entrega do Diagnóstico Geoambiental Integrado do Município de Areia, Paraíba, como Subsídio para o Planejamento e Gestão Ambiental ao Prefeito no Município de Areia, Sr. João Francisco de Albuquerque.

O diagnóstico é resultado do trabalho árduo da equipe (Laboratório de Ecologia Vegetal, Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Departamento de Solos e Engenharia Rural)  coordenada pelos professores Dr. Leonaldo Alves de Andrade e Dra. Célia C. Clemente Machado, com a colaboração de Dr. Raphael Moreira Beirigo, Me. Victor Ferreira Brandão e do Eng.° Felipy Rafael M. Pereira, os quais se dedicaram durante um ano para caracterizar o município de Areia em seus aspectos geoambientais (geologia, relevo, pedologia, geodiversidade, clima, rede de drenagem e vegetação), visando à elaboração de um mapeamento de vulnerabilidade natural e ambiental e de aptidão agrícola das terras, gerando, com isto uma base para o planejamento ambiental, o estabelecimento de diretrizes, ações prioritárias para projetos e implantação de políticas públicas.

Procedeu-se ao levantamento, organização e análise das informações sobre Geologia, Relevo, Geodiversidade e Uso e Cobertura da Terra,  recorrendo-se às seguintes fontes:

-          GEOBANK/CPRM;

-          SUDENE;

-          AESA;

-          EMBRAPA – SOLOS;

-          IMAGENS ORTORRETIFICADAS DO SATÉLITE PLANET SCOPE.

Estiveram presentes à Solenidade, além da equipe que realizou o trabalho, o Diretor do CCA, Prof. Manoel Bandeira, alguns servidores e professores do CCA, o prefeito João Francisco e os Secretários da Prefeitura Municipal: Irisvaldo Nascimento (Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento), Tinho Santos (Turismo), Gerson Paulino (Cultura), Sandra Medeiros (Educação), Leopoldo Gondim Medeiros (Finanças) e Carlos Roberto Tito (Infraestrutura).

IMG_20181005_091746.jpgIMG_20181005_101653.jpg

IMG_20181005_091459.jpgIMG_20181005_100650.jpg

Durante a apresentação do diagnóstico, o Professor Leonaldo Alves e a Profa. Célia Clemente Machado afirmaram que estas informações devem subsidiar a elaboração de Projetos que visem o reflorestamento em áreas de preservação permanente, tais como as Matas Ciliares; a criação de corredores ecológicos; a implantação de sistemas agroflorestais nas áreas de reserva legal também poderia favorecer a diminuição do isolamento entre os fragmentos florestais. Tudo isto pode ser pleiteado como Serviços Ambientais, beneficiando os produtores rurais e o município como um todo.

Este mapeamento, gerado na escala de 1:15.000, possibilitará interpretações mais acuradas da realidade do município, tanto no que se refere ao uso e ocupação do solo, quanto ao planejamento ambiental e à tomada de decisões, para os mais diversos fins, inclusive para a gestão pública municipal, visando projetos de desenvolvimento a médio e longo prazo. Os Produtos gerados com este trabalho e ora apresentados, colocam o município de Areia na vanguarda do conhecimento do seu território. Poucos municípios do Brasil detêm tantas informações sobre si mesmos.

O Prof. Manoel Bandeira ressaltou a grande importância do trabalho realizado, parabenizou a dedicação de toda a equipe e agradeceu a colaboração da Prefeitura municipal de Areia em todo o processo.

O Prefeito João Francisco ressaltou que muito se pode fazer quando as pessoas têm boa vontade. Salientou que, de posse deste diagnóstico, irá firmar convênios entre a Prefeitura Municipal e o CCA, bem como, irá utilizar-se das informações para justificar projetos e captação de recursos em favor do município.

Em breve, os 13 Gb de informações que compõem o diagnóstico serão disponibilizados nos sites do CCA e da Prefeitura Municipal de Areia.

IMG_20181005_103905.jpg

IMG_20181005_104346.jpg