Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Equipe do CCA entrega Diagnóstico Geoambiental Integrado do Município de Areia ao Prefeito da cidade.
conteúdo

Notícias

Equipe do CCA entrega Diagnóstico Geoambiental Integrado do Município de Areia ao Prefeito da cidade.

por Ivandro Candido publicado: 09/10/2018 11h49, última modificação: 10/10/2018 16h22

IMG_20181005_104436.jpg

(Fotos: Ivandro Candido)

Na última sexta-feira (05/10), no Auditório Maria da Dores Monteiro Baracho, ocorreu a solenidade de entrega do Diagnóstico Geoambiental Integrado do Município de Areia, Paraíba, como Subsídio para o Planejamento e Gestão Ambiental ao Prefeito no Município de Areia, Sr. João Francisco de Albuquerque.

O diagnóstico é resultado do trabalho árduo da equipe (Laboratório de Ecologia Vegetal, Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Departamento de Solos e Engenharia Rural)  coordenada pelos professores Dr. Leonaldo Alves de Andrade e Dra. Célia C. Clemente Machado, com a colaboração de Dr. Raphael Moreira Beirigo, Me. Victor Ferreira Brandão e do Eng.° Felipy Rafael M. Pereira, os quais se dedicaram durante um ano para caracterizar o município de Areia em seus aspectos geoambientais (geologia, relevo, pedologia, geodiversidade, clima, rede de drenagem e vegetação), visando à elaboração de um mapeamento de vulnerabilidade natural e ambiental e de aptidão agrícola das terras, gerando, com isto uma base para o planejamento ambiental, o estabelecimento de diretrizes, ações prioritárias para projetos e implantação de políticas públicas.

Procedeu-se ao levantamento, organização e análise das informações sobre Geologia, Relevo, Geodiversidade e Uso e Cobertura da Terra,  recorrendo-se às seguintes fontes:

-          GEOBANK/CPRM;

-          SUDENE;

-          AESA;

-          EMBRAPA – SOLOS;

-          IMAGENS ORTORRETIFICADAS DO SATÉLITE PLANET SCOPE.

Estiveram presentes à Solenidade, além da equipe que realizou o trabalho, o Diretor do CCA, Prof. Manoel Bandeira, alguns servidores e professores do CCA, o prefeito João Francisco e os Secretários da Prefeitura Municipal: Irisvaldo Nascimento (Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento), Tinho Santos (Turismo), Gerson Paulino (Cultura), Sandra Medeiros (Educação), Leopoldo Gondim Medeiros (Finanças) e Carlos Roberto Tito (Infraestrutura).

IMG_20181005_091746.jpgIMG_20181005_101653.jpg

IMG_20181005_091459.jpgIMG_20181005_100650.jpg

 

Durante a apresentação do diagnóstico, o Professor Leonaldo Alves e a Profa. Célia Clemente Machado afirmaram que estas informações devem subsidiar a elaboração de Projetos que visem o reflorestamento em áreas de preservação permanente, tais como as Matas Ciliares; a criação de corredores ecológicos; a implantação de sistemas agroflorestais nas áreas de reserva legal também poderia favorecer a diminuição do isolamento entre os fragmentos florestais. Tudo isto pode ser pleiteado como Serviços Ambientais, beneficiando os produtores rurais e o município como um todo.

Este mapeamento, gerado na escala de 1:15.000, possibilitará interpretações mais acuradas da realidade do município, tanto no que se refere ao uso e ocupação do solo, quanto ao planejamento ambiental e à tomada de decisões, para os mais diversos fins, inclusive para a gestão pública municipal, visando projetos de desenvolvimento a médio e longo prazo. Os Produtos gerados com este trabalho e ora apresentados, colocam o município de Areia na vanguarda do conhecimento do seu território. Poucos municípios do Brasil detêm tantas informações sobre si mesmos.

O Prof. Manoel Bandeira ressaltou a grande importância do trabalho realizado, parabenizou a dedicação de toda a equipe e agradeceu a colaboração da Prefeitura municipal de Areia em todo o processo.

O Prefeito João Francisco ressaltou que muito se pode fazer quando as pessoas têm boa vontade. Salientou que, de posse deste diagnóstico, irá firmar convênios entre a Prefeitura Municipal e o CCA, bem como, irá utilizar-se das informações para justificar projetos e captação de recursos em favor do município.

Em breve, os 13 Gb de informações que compõem o diagnóstico serão disponibilizados nos sites do CCA e da Prefeitura Municipal de Areia. 

IMG_20181005_103905.jpg

IMG_20181005_104346.jpg