Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Entomologistas do CCA participam de maior evento de controle biológico da América Latina
conteúdo

Notícias

Entomologistas do CCA participam de maior evento de controle biológico da América Latina

por Ivandro Candido publicado: 03/08/2023 08h31, última modificação: 03/08/2023 08h40

Estudantes de graduação em Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica, bem como pós-graduação em Agronomia, do CCA/UFPB, que estão sob orientação dos professores Carlos Henrique de Brito (Laboratório de Invertebrados), Jacinto de Luna Batista e José Bruno Malaquias (Laboratório de Entomologia), participaram da 17ª edição do Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol) e do 2º Simpósio Latino-Americano de Controle Biológico - Slacb, um evento promovido pela International Organisation for Biological Control (IOBC NTRS), sediado em Juazeiro/BA, entre 23 e 27/07/2023. A equipe de Entomologia do CCA/UFPB apresentou 28 trabalhos, sendo que 3 deles foram selecionados para apresentações orais. O estudante Jaime Gomes Neto teve seu trabalho classificado entre os 6 melhores na área de controle microbiano – categoria graduação.

Além da participação dos estudantes, o Professor José Bruno Malaquias atuou como moderador da mesa redonda “Benefícios Socioeconômicos do Controle Biológico: Culturas Menores versus Culturas Comerciais”, e ministrou a palestra intitulada: “Controle Biológico Conservativo: Paradoxos em Mosaicos Agrícolas Diversificados”. A mesa redonda conduzida pelo Professor José Bruno contou com a participação dos pesquisadores: Yelitza C. Colmenarez - CABI Latin America; Carlos Alberto Domingues - Embrapa Algodão; e Roberto Balbino – Doutorando do PPG Agronomia da UFPB e Supervisor de Biofábricas da ASPLAN.

O Professor José Bruno destaca que o evento, além de abordar avanços no setor, possibilitou o estabelecimento de contatos com especialistas em controle biológico da América Latina e com empresas atuantes no setor, proporcionando também momentos importantes de inovação com startups.

(Foto e informações: Prof. José Bruno Malaquias) 

Entomologia-Siconbiol.png