Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Em vídeo, Prof. Helder Farias fala sobre projeto de criação de Unidade de Conservação de Proteção Integral na Paraíba

Potencialidades para Criação de Unidade de Conservação de Proteção Integral Na Serra de Santa Catarina – Paraíba Criação de Áreas Protegidas
por Ivandro Candido publicado: 16/06/2017 14h54, última modificação: 16/06/2017 16h09

O Prof. Dr. Helder Farias gravou vídeo apresentando o projeto sob sua coordenação, que verifica potencialidades para Criação de Unidade de Conservação de Proteção Integral Na Serra de Santa Catarina – Paraíba

Assita aqui: https://www.youtube.com/watch?v=llWGd5EDrEs

OUTRAS INFORMAÇÕES

Criação de Áreas Protegidas

A Serra de Santa Catarina está localizada no sertão do estado da Paraíba, nas microrregiões de Cajazeiras e Souza, cuja área engloba cerca de 112,1 Km2 entre os municípios de Aguiar, Coremas, São José da Lagoa Tapada, Nazarezinho e Carrapateira. Na área da serra, pode-se observar uma gradação vegetacional desde a caatinga arbustiva (base), arbóreo- arbustiva (meiaencosta), caatinga arbórea (encosta-superior) e manchas florestais (encosta- superior).

PROJETOS TFCA 2013Devido à prioridade de conservação apontada na reserva da Biosfera, pelo MMA, bem como a ameaça histórica do tipo de cobertura vegetal que ocorre na Serra de Santa Catarina e demanda política do estado da Paraíba, pretende-se nesse projeto levantar um conjunto de dados e elaborar uma proposta para subsidiar a criação de unidade de conservação de proteção integral na região.

Resultados alcançados

• Mapeamento da cobertura vegetal, uso de solo, do relevo, clima e hidrografia;
  • Diagnóstico da composição floristica das diferentes fisionomias;
  • Diagnóstico da composição de fauna de vertebrados terrestres nas diferentes fisionomias;
  • Diagnóstico etnobiológico do uso de plantas e animais;
  • Identificação de sítios de interesse específico (trilhas, cachoeiras, etc);
  • Diagnóstico de interesses político-econômicos na área de estudo (parcial);
  • Diagnóstico sócio-econômico (inicial).

Resultados esperados

• Diagnóstico da composição floristica das diferentes fisionomias;
  • Diagnóstico da composição de fauna de vertebrados terrestres nas diferentes fisionomias;
  • Diagnóstico etnobiológico do uso de plantas e animais;
  • Identificação de sítios de interesse específico (trilhas, cachoeiras, etc);
  • Diagnóstico de interesses político-econômicos na área de estudo;
  • Diagnóstico socioeconômico;
  • Diagnóstico da infra-estrutura turística e proposta de adequação;
  • Diagnóstico da situação fundiária e agrária.

Desafios, oportunidades e a importância do apoio
Propiciou a realização de um diagnóstico biótico e físico da Serra de Santa Catarina, dada a dificuldade de acesso; apresentação de informações e discussão com órgãos competentes sobre a importância de conservação da Serra de Santa Catarina. Trouxe também a oportunidade de argumentar para direcionar recursos oriundos de compensação ambiental para criação da UC na Serra de Santa Catarina.

Parceiros: Universidade Federal da Paraíba – UFPB; Universidade Federal de Campina Grande – UFCG; Superintendência de Administração do Meio Ambiente – SUDEMA.

Equipe: Helder Araujo – Coordenador; Maria Regina Barbosa – Floristica; Stephenson Abrantes – Herpetofauna; Erich Mariano – Avifauna; Bruno Campos – Mastofauna; Reinaldo Lucena – Etnobiologia; Thiago Silva – articulação política-econômica.

Contatos: helder@cca.ufpb.br | (83) 3333 1064 | (83) 8832 6888

(fonte: http://www.funbio.org.br/potencialidades-para-criacao-de-unidade-de-conservacao-de-protecao-integral-na-serra-de-santa-catarina-paraiba/)