Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Docente do DFCA/CCA integrará o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama)

Docente do DFCA/CCA integrará o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama)

por Ivandro Candido publicado: 10/03/2023 09h49, última modificação: 10/03/2023 10h02

Luciana Barbosa.jpgA professora Luciana Gomes Barbosa, lotada no Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais (DFCA), do Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi escolhida pelo presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, para ocupar a vaga de representante titular da entidade no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Já a professora titular da Universidade de Brasília (UnB) e diretora da SBPC, Laila Salmen Espindola, será a suplente na função. As indicações já foram enviadas ao Governo.

O Conama é um órgão que tem como função assessorar e propor ao Governo Federal políticas voltadas para a exploração e preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Criado pela Lei 6.938/81, que regulamenta a Política Nacional do Meio Ambiente, o órgão também pode estabelecer normas e padrões que estejam de acordo com um ambiente ecologicamente equilibrado e essencial para a qualidade de vida.

Luciana Barbosa é uma pesquisadora renomada, fundadora e coordenadora da Rede Internacional de Limnologia de Terras Secas (INLD), além de coordenar o Grupo de Trabalho “Limnology of Drylands” da Sociedade Internacional de Limnologia (SIL). Sua pesquisa se concentra na compreensão dos efeitos da seca e de múltiplos estressores sobre a biodiversidade e resiliência em ecossistemas aquáticos de terras secas. Atualmente, ela é a presidente da Associação Brasileira de Limnologia (ABLimno) e a representante do Brasil no Comitê Internacional da SIL, além de coordenar o Grupo de Trabalho em Meio Ambiente da SBPC.

A Diretoria do CCA parabeniza a docente por sua indicação, a qual é mais uma prova do reconhecimento de sua dedicação à ciência e à preservação do meio ambiente. Ressaltamos também sua luta como diretora da SBPC pela reestruturação do Conama, que inclui a retomada da participação da ciência e da sociedade civil. Infelizmente, nos últimos anos essa participação havia sido removida, mas agora, com a retomada de uma agenda ambiental, teremos a chance de apoiar a reconstrução do Conama.