Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Discentes de Entomologia Aplicada participam de prática sobre a utilização de Drones na Agricultura de Precisão

por Ivandro Candido publicado: 15/03/2023 09h32, última modificação: 15/03/2023 09h41

EventoBM.png

(Fotos e informações: Prof. José Bruno Malaquias)

No dia 10/03, os estudantes da disciplina de Entomologia Aplicada do curso de graduação em Engenharia Agronômica do Campus II da UFPB tiveram uma aula prática sobre a aplicação de drones na agricultura de precisão. Na primeira parte da aula, eles aprenderam sobre os elementos importantes para a aplicação de biodefensivos entomopatogênicos com um drone pulverizador, que foi demonstrado pelo empresário e piloto certificado Geraldo Pedrosa, da empresa @gp_drones. Na segunda parte da aula, o estudante de agronomia e empresário Jacob Soares Pereira Neto, da empresa @geosuperficie, fez uma demonstração com drones usados no geoprocessamento de áreas rurais, com potencial para o sensoriamento remoto de áreas com estresse biótico e abiótico.

O Professor José Bruno destaca que esse tipo de contato é essencial para os estudantes, pois a agricultura de precisão, com ênfase no uso de drones, tem potencial para permitir uma exploração mais controlada e precisa de insumos agrícolas, como defensivos, promovendo um alinhamento com os princípios da agricultura sustentável, em especial com o manejo de pragas com bases sustentáveis. O Professor acrescenta que é essencial que ocorram conexões da Universidade com o setor produtivo/empresarial para proporcionar esse tipo de experiência aos estudantes.