Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Diretoria do CCA realiza manutenção no Museu do Brejo Paraibano
conteúdo

Notícias

Diretoria do CCA realiza manutenção no Museu do Brejo Paraibano

por Ivandro Candido publicado: 06/03/2018 09h52, última modificação: 06/03/2018 09h52

DSC09609.JPG

(Prof. Manoel Bandeira, Diretor, e Prof. Ricardo Guerra, Vice-Diretor, acompanham manutenção no Museu do Brejo Paraibano) 

O Museu do Brejo Paraibano, também conhecido como Museu da Cachaça e da Rapadura, ou simplesmente Museu da Rapadura, é um conjunto composto por dois prédios: o engenho e a casa-grande. O Museu está instalado onde funcionava um engenho açucareiro no século XVIII, o Engenho da Várzea, com construções do ano de 1870.

Em 1979 foi delimitada uma área circundante de dois hectares, restaurado o conjunto arquitetônico e iniciadas as atividades de organização do acervo. O museu iniciou as suas atividades museológicas em novembro de 1997, sendo regulamentado pela Resolução nº. 70/1999 do CONSEPE/UFPB.

O Museu do Brejo Paraibano é um dos pontos turísticos mais visitados na cidade de Areia. Além de visitas para conhecimento da história e do nosso acervo, vários fotógrafos de todo o estado da Paraíba e até de estados vizinhos trazem seus clientes para realizarem sessões fotográficas aproveitando as belas imagens naturais e das edificações que compõem o Museu.

A Diretoria do CCA, entendendo a importância da manutenção do nosso Museu, está executando a pintura que foi realizada pela última vez em 2008, recuperando a iluminação e, em breve, irá realizar um novo projeto de jardinagem no entorno do Museu.

Recentemente, o Diretor do CCA, Prof. Manoel Bandeira, entregou um laudo ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no qual aponta problemas na madeira do telhado da casa-grande e do engenho. A resposta por parte do IPHAN está sendo aguardada pela Direção do CCA para que as devidas providências possam ser tomadas.

DSC09612.JPG