Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Cooperação Internacional e Projetos de Limnologia do CCA/UFPB
conteúdo

Notícias

Cooperação Internacional e Projetos de Limnologia do CCA/UFPB

publicado: 25/10/2023 15h39, última modificação: 25/10/2023 15h39

No último mês de setembro, o laboratório de Limnologia do CCA/UFPB (NULIBAC) recebeu um de seus colaboradores, o Dr. Carlos Lopez, do Equador. Natural da Venezuela, o professor e a Prof. Luciana Barbosa têm cooperado estreitamente desde 2020, com projetos em redes em escala intercontinental e global. Em 2021, os docentes co-criaram a Rede Latino Americana e Caribenha de Limnologia (LACAN), atualmente presidida pela Prof. Luciana Barbosa. A LACAN é responsável, juntamente com a Associação Brasileira de Limnologia (https://ablimno.org.br), pelo Congresso da Sociedade Internacional de Limnologia (https://sil2024.org) a ser realizado em Foz do Iguaçu, Brasil.

Na visita ao laboratório, os professores ministraram uma disciplina no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade (PPGBio), estruturaram projetos de graduandos e pós-graduandos orientados por ambos, bem como visitaram uma das áreas de referência do monitoramento global da Rede Limnologia de Terras Secas (https://www.inld.pro.br), cuja expansão ocorre em todos os continentes. Uma das outras áreas de referência é o Parque Nacional de Galápagos (PNG), onde ambos os docentes coordenam um Programa de Limnologia de longa duração junto a membros do PNG.

A internacionalização é uma das dimensões mais relevantes da formação de recursos humanos nas universidades, permitindo aos estudantes de graduação e pós-graduação uma experiência cultural e científica que expande seus horizontes em relação à sua atuação em escala global, principalmente quando se trata de biodiversidade e os desafios para sua conservação.

A Prof. Luciana gostaria de deixar registrado seus agradecimentos aos colaboradores de graduação e pós-graduação pela atuação e compromisso constantes, especialmente neste período, bem como agradecimento aos graduandos em Ciências Biológicas e pós-graduandos em Biodiversidade pelas profícuas discussões.

Ao CCA, um agradecimento especial à direção do centro pelo suporte nas ações de internacionalização e expansão dessas atividades. Em especial ao Prof. Ricardo Guerra e Mário Cavalcanti pela presença e discussões em relação à nossa área de referência na Caatinga.

(Fotos e informações: Profa. Luciana Barbosa) 

WhatsApp Image 2023-10-25 at 14.30.07.jpegWhatsApp Image 2023-10-25 at 14.30.08.jpeg