Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCA/UFPB assina acordo de cooperação com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

CCA/UFPB assina acordo de cooperação com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

O Centro de Ciências Agrárias da Universidade contará com um escritório do Senar
publicado: 07/12/2022 15h23, última modificação: 07/12/2022 15h23

Foto: Aline Lins

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB) assinaram, nesta segunda-feira (05), um acordo de cooperação técnica para realização do projeto “Fomentando a profissionalização no campo: Uma parceria CCA/UFPB – Senar/PB”, a ser executado no Centro de Ciências Agrárias (CCA), Campus II da UFPB, na cidade paraibana de Areia.

Participaram da reunião o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, o Diretor presidente do Senar-PB Mário Borba, o Superintendente do Senar-PB Sérgio Ricardo Gouveia Martins, o Diretor do CCA Prof. Manoel Bandeira, o Chefe de Gabinete da Reitoria da UFPB Prof. Pablo Moreira, o Vice-Diretor do CCA Prof. Ricardo Guerra e o Engenheiro Agrônomo do Senar Domingos de Lélis.

De acordo com o Diretor do CCA, a parceria tem como foco a capacitação dos alunos do CCA e o estreitamento de laços entre o Centro e os produtores rurais paraibanos, por meio da introdução de um escritório do Senar dentro do campus, o que permitirá o preparo de estudantes para atuação em programas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, como o Programa de Assistência Técnica e Gerenciamento Rural (AteG), sendo também um caminho para a colocação dos estudantes no mundo do trabalho, após a formação.

“Hoje, por exemplo, quase 90% dos técnicos que estão atuando nos programas do Senar, nessa atividade, são egressos do CCA. Isso já vai ajudar na melhor seleção dos nossos alunos, ajudar na parceria com professores docentes que atuam na área de extensão rural, e o Senar, que atua em todo o estado da Paraíba, vai poder trazer para dentro da Universidade demandas da sociedade em localidades em que a UFPB ainda não chegou, como por exemplo o Vale do Piancó, que por conta da distância geográfica temos pouquíssimos ou quase nenhum professor que atue nessa região, e o Senar vai fazer essa ponte”, disse Prof. Manoel Bandeira.

Em paralelo, o projeto prevê a reforma da antiga casa dos professores do CCA, sem custos para a Universidade. No imóvel histórico, que tem quase 80 anos desde sua construção, será o local de um escritório do Senar.

O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, destacou os avanços alcançados pela UFPB por meio de parcerias, como cooperações recentes concretizadas com Sebrae, Senar, Faepa, Embrapa, entre outras, visando potencializar o crescimento da Paraíba, e falou sobre a importância de que o Senar-PB venha a contribuir para que os estudantes da UFPB tenham oportunidade de inserção no mercado de trabalho e que, ao saírem da Universidade, encontrem seus espaços e desenvolvam tudo aquilo que aprenderam no contexto da Universidade.

“A expectativa é que a Universidade Federal da Paraíba se abra, possa ter no seu meio essa possibilidade de empreender, sobretudo nesse contexto concreto de Areia, no âmbito agropecuário. Oferecer oportunidades para o ensino, a pesquisa e a extensão. A UFPB está viabilizando a possibilidade de trabalhos concretos, viabilizando as primeiras parcerias nesse contexto”, explicou o Reitor.

O presidente do sistema Faepa/Senar-PB, Mário Borba, afirmou que essa parceria com a UFPB beneficiará produtores, estudantes e a Paraíba, e que esta data ficará marcada na história do Senar-PB. Ele parabenizou o Reitor Prof. Valdiney Gouveia e o Diretor do CCA Prof. Manoel Bandeira, por oportunizarem essa primeira parceria entre a UFPB e o Senar-PB. Conforme destacou Mário Borba, essa é a primeira parceria firmada entre a UFPB e o Senar.

“Foi pela primeira vez, depois de todo esse tempo que estou na Federação da Agricultura, que nós tivemos essa aproximação e essa abertura para essa parceria público-privada, na questão da capacitação, do treinamento, inclusive, colocando um escritório regional do Senar dentro do Campus de Areia, isso é muito importante para o programa de assistência técnica gerencial que nós estamos fazendo e para a Universidade, especialmente o Campus de Areia, pois nós vamos preparar aqueles que estão concluindo o curso para que sejam nossos técnicos no futuro”, disse Mário Borba.

Projetos

O Diretor do CCA destacou alguns projetos da UFPB na qual o Senar também apoiará, como o fortalecimento da cultura da cana-de-açúcar, com foco na produção de cachaça; projetos de mandiocultura, uma vez que a UFPB está inserida no Plano de Desenvolvimento do Arranjo Produtivo Local (APL) da Mandioca da Zona da Mata Norte de Brejo Paraibano; produção de caprinos e bovinos do semi-árido, projeto de produção do café gourmet, que será desenvolvido pela UFPB, e que já conta com mais de 26 variedades de café sendo testadas e com demandas da sociedade, com encomendas de 5 mil mudas de café que serão entregue a produtores locais.

“Esse é o primeiro passo, estamos com a proposta de recuperação de mais um imóvel para instalar uma unidade que será chamada de Centro de Fusão Tecnológica Cafeeira da Paraíba, que tem como meta tanto a parte de estudo dos melhores cultivos de café como também do preparo deste, treinamento de pessoas, do ponto de vista da colheita, da torra, percepção do sabor desse café. Há um leque forte também na agropecuária como da palma forrageira, uma parceria que além do Senar envolve também Sudene, Insa e UFCG”, exemplificou o docente.

Reportagem: Elidiane Poquiviqui
Edição: Aline Lins