Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCA sedia a segunda edição do "Areia Mostra Cachaça"

CCA sedia a segunda edição do "Areia Mostra Cachaça"

publicado: 03/05/2023 15h08, última modificação: 03/05/2023 15h08

Captura de tela 2023-05-03 100758.png

De 28 a 30 de abril de 2023, foi realizado na cidade de Areia-PB o evento de cachaça do estado. A "Areia Mostra Cachaça" chegou à segunda edição, reunindo grandes nomes da indústria de destilados do Brasil. A realização do II Areia Mostra da Cachaça é uma iniciativa da Associação de Produtores de Cachaça de Areia (APCA), que fortalece cada vez mais a produção e comercialização do produto.

A cerimônia de abertura foi realizada no Auditório "Maria da Dores Monteiro Baracho", do Centro de Ciências Agrárias (CCA), e contou com a presença de autoridades do estado, como a primeira-dama da Paraíba, Ana Maria Lins, o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, o reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, o Diretor do CCA, Prof. Manoel Bandeira de Albuquerque e Thiago Henrique Baracho, presidente da Associação de Produtores de Cachaça de Areia, APCA. Na oportunidade, apresentaram-se os artistas Ivandro Candido, Neto Oliveira e o repentista Antônio Costa.

A programação do evento ofereceu aos estudantes e à comunidade palestras, mesas-redondas e visitas técnicas a engenhos da cidade. Estudantes de agronomia que pretendiam aprofundar pesquisas no ramo da produção de cachaça tiveram a oportunidade de conhecer os desafios, soluções e perspectivas no mercado da cachaça de alambique.

Para o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Manoel Bandeira, o evento foi um dos mais relevantes da área agroindustrial da Paraíba. "Reconhecemos a importância do evento e o retorno econômico e acadêmico que trouxe para a cidade e para a região, dado o destaque dessa cadeia produtiva local como geradora de riqueza, renda e empregos", defendeu Manoel Bandeira.

A Mostra trouxe também a tradicional Feira de cachaça, com a participação de 57 expositores de toda a cadeia produtiva da cachaça com a disposição de rótulos renomados e premiados no Brasil e internacionalmente. Outro foco do evento é a valorização de artistas locais e regionais que, durante o final de semana, puderam mostrar o seu talento musical para animar a referida feira.

Representantes de insumos, maquinário, artesanato e gastronomia da cidade e região estiveram presentes. Foi também uma grande oportunidade para fechar negócios. Thiago Henrique, presidente da APCA, acreditou no fortalecimento do destilado no Brasil e em outros países a partir da vitrine que a Areia Mostra Cachaça proporcionou. "Foi uma oportunidade de selar negócios e estreitar a relação com o setor de exportação do nosso país."

areia mostra cachaça.jfif

Captura de tela 2023-05-03 095826.pngCaptura de tela 2023-05-03 104402.png