Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Realizado o II ENCONTRO DE PROJETOS EXTENSIONISTAS DO CCA

Realizado o II ENCONTRO DE PROJETOS EXTENSIONISTAS DO CCA

por Ivandro Candido publicado: 19/07/2019 09h40, última modificação: 19/07/2019 09h44

WhatsApp Image 2019-07-19 at 09.18.09.jpeg

A Assessoria de Extensão do Centro de Ciências Agrárias (CCA) realizou no último dia 16 de julho, o II Encontro de Projetos Extensionistas do CCA. O evento ocorreu das 8 às 16 horas no Auditório do Prédio Central e na Sala de Vídeo Conferência.

As apresentações tiveram o formato de Tertúlia. Cada bolsista apresentou o andamento do projeto de extensão dos Editais Probex 2019 e UFPB em seu Município. Foi mais uma oportunidade para troca de experiência e de bons debates. Estiveram presentes os coordenadores e os bolsistas dos projetos, além da Coordenadora de Programas e Ação Comunitária (COPAC), Marçonilia Maria Dias Arnoud  e do Coordenador Adjunto de Programas e Ação Comunitária (COPAC), Júlio César de Macêdo.

Para a professora Marçonilia Maria Dias Arnoud, “momentos como este nos trazem a oportunidade de acompanhar e monitorar projetos que estão em andamento, com quase metade dos objetivos propostos alcançados. Estes projetos representam o compromisso da UFPB com o aprendizado dos nossos alunos e com a sociedade, em várias áreas do conhecimento, identificando-se com várias problemáticas sociais do município de Areia e de municípios circunvizinhos.  O que mais me chamou atenção aqui em Areia foi esse compromisso com os produtores e com os agricultores, com os quais a comunidade acadêmica do CCA é extremamente comprometida.  Tive a oportunidade de conhecer excelentes trabalhos que vão impactar positivamente a produção de alimentos, a exemplo do leite e derivados”

Na opinião do prof. Júlio César de Macêdo, “foi muito gratificante acompanhar a apresentação de uma parte dos mais de 50 projetos e comprovar que se está imprimindo um status de muita qualidade a estes trabalhos. Tanto no ano passado como este ano, os projetos são de grande relevância social e extremamente significativos, o que demonstra a importância das práticas extensionistas para este município, cuja população, muitas vezes, necessita que a universidade se aproxime para que haja uma troca de conhecimento, que inevitável no processo de extensão”.

A Professora Adriana Evangelista Rodrigues (DZ/CCA/UFPB), coordenadora de um dos projetos apresentados - Corredores Urbanos Usando a Meliponicultura Como Conscientização Ambiental -  ressalta a relevância do projeto, visto que “traz para os habitantes da zona urbana a importância das abelhas, já que isso fica muito por conta da área rural. Desta maneira, o projeto foi apresentado por dois bolsistas pudemos apresentar a primeira fase do projeto, que foi o desenvolvimento de um de um portfólio com algumas informações sobre plantas utilizadas pelas abelhas e a própria conscientização ambiental, através da instalação de um meliponário no Clube Campestre, em Campina Grande-PB, o qual será utilizado como unidade de Educação Ambiental, para crianças e adultos sobre as Abelhas em geral e sendo um veículo para conservação ambiental e sustentabilidade da fauna e flora”.

Sobre o evento, Adriana Evangelista destacou a satisfação de se conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos no CCA e constatar que todos os projetos são muito bem estruturados, além de serem voltados para demandas sociais, o que é a verdadeira essência da extensão universitária.

WhatsApp Image 2019-07-19 at 09.18.52 (3).jpeg

WhatsApp Image 2019-07-19 at 09.18.51 (1).jpegWhatsApp Image 2019-07-19 at 09.18.52 (2).jpegWhatsApp Image 2019-07-19 at 09.18.53 (2).jpegWhatsApp Image 2019-07-19 at 09.18.54 (1).jpeg