Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCA realiza reunião para debater o Zoneamento Climático da Cana de Açúcar no brejo paraibano

por Ivandro Candido publicado: 22/05/2019 11h25, última modificação: 22/05/2019 23h31

WhatsApp Image 2019-05-16 at 12.15.50.jpeg

Na última quinta-feira (16/05), no Auditório “Prof. Manoel Gouveia da Costa”, o Centro de Ciências Agrárias (CCA) sediou a segunda reunião para debater o Zoneamento Climático da Cana de Açúcar no brejo paraibano. Na oportunidade, contamos com as presenças do Diretor do CCA, prof. Manoel Bandeira de Albuquerque e de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), EMATER, FAEPA, FAEPA/SENAR, EMPAER, BNB, UEPB, Prefeitos e Secretários de Agricultura das cidades de Areia, Alagoa Grande, Borborema, Serraria, Alagoa Nova, Pilões e Matinhas.

A primeira reunião, com o mesmo intuito, ocorreu na Superintendência Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA/PB), unidade de João Pessoa. Ambas as reuniões resultaram de demandas apontadas no “II Dia de Campo sobre Cana de Açúcar no Brejo Paraibano”, que ocorreu no dia 25 de abril, no Setor de Grandes Culturas, na estação Experimental de Chã de jardim/CCA.

O Engenheiro Agrônomo Hermes Ferreira Barbosa - Auditor Fiscal e Chefe da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - definiu a aprovação do Zoneamento Agrícola e Risco Climático para cultura da cana-de-açúcar, junto ao  Ministério da Agricultura, como sendo uma necessidade imperiosa, pois é  um instrumento que condiciona os investimentos à lavoura da cana pelos agentes financeiros, a exemplo do Banco do Nordeste, com três agencias instaladas na microrregião  que é  considerada como "Polo de Desenvolvimento da Cachaça", para que se alcance o pleno desenvolvimento socioeconômico dos municípios que compõem esse Polo.

WhatsApp Image 2019-05-16 at 10.34.11 (1).jpegPara Sílvio Marcos L. de Carvalho - Gerente do Banco do Nordeste -  é de extrema importância um mapeamento completo do município de Areia em seus aspectos geoambientais (geologia, relevo, pedologia, geodiversidade, clima, rede de drenagem e vegetação), trabalho este elaborado sob a maestria dos professores doutores Leonaldo Andrade e Célia Machado. Como resultado, o gestor municipal e as instituições terão informações para planejamento da gestão municipal e no nosso caso, como Banco de Desenvolvimento, toda a política de investimentos e concessão de crédito terá fundamentação completa através desse raio x do município contido nesses documentos. Uma prestação de serviço incomensurável que o CCA/UFPB  oferta a atual geração e vindouras. O Banco do Nordeste, através de sua Agência localizada na microrregião (no município de Alagoa Grande), será parceiro e beneficiário desse projeto. Gargalos como o Zoneamento de Risco Climático da Cana-de-açúcar para os municípios do Brejo Paraibano serão superados através desse trabalho.

O Prof Manoel Bandeira de Albuquerque – Diretor do CCA - ressaltou que o Campus II da UFPB, nos últimos anos, tem feito um esforço coletivo em diferentes frentes para alavancar a cultura da Cana-de-açúcar na nossa região. Temos realizados a montagem de ensaios para avaliação de cultivares, efeito da calagem, nutrição mineral e tolerância a doenças, na nossa Fazenda Experimental Chã de Jardim há algum tempo, conduzidos por docentes e estudantes de Graduação e Pós-Graduação dos Laboratórios de Biotecnologia do Solo (DSER), de Grandes Culturas (DFCA) e GESUCRO.

“Todo este esforço já vem chamando a atenção de produtores de cana da região e de entidades ligadas ao agronegócio (tais como, SENAR, Empaer, MAPA, BNB, Asplan e etc.), o que culminou nestes encontros para tratar da possibilidade do nosso Centro conduzir a confecção de um documento técnico que venha a embasar o Zoneamento de Risco Pedoclimático da Cana-de-açúcar para os municípios do Brejo Paraibano. Em 2018 uma equipe nossa e em parceira com docente da UEPB gerou um Diagnóstico Geoambiental Integrado do Município de Areia (http://www.cca.ufpb.br/cca/contents/paginas/institucional/diagnostico-geoambiental-integrado-do-municipio-de-areia), o que demonstra que a nossa Instituição possui a expertise necessária para este zoneamento. É o CCA mais uma vez se destacando como agente importante no desenvolvimento regional e estadual”, disse Manoel Bandeira.

WhatsApp Image 2019-05-22 at 11.11.39 (2).jpeg

WhatsApp Image 2019-05-22 at 11.11.40 (2).jpeg