Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCA REALIZA ENCONTRO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
conteúdo

Notícias

CCA REALIZA ENCONTRO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

por Ivandro Candido publicado: 29/08/2025 15h16, última modificação: 04/09/2025 15h17

Nesta sexta-feira, 29 de agosto de 2025, o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB), em conjunto com o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFPB (SINTESP) e a Associação dos Docentes da UFPB (ADUFPB), promoveu o Primeiro Encontro pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

O evento, realizado no Auditório do Prédio Central do CCA/UFPB, às 9h, contou com a palestra da Professora Anita Leocadia Pereira dos Santos, Coordenadora do Comitê Permanente Contra o Assédio e a Violência (CPCAV) do CCA/UFPB, que abordou o tema provocativo: "Afinal, é possível superar a violência contra as mulheres?".

A solenidade de abertura foi iniciada com a fala do Diretor do CCA/UFPB, Prof. Bruno de Oliveira Dias, que reforçou o compromisso da Diretoria com a causa. Em seguida, a representante do SINTESP, Andréia Machado, fez uso da palavra, destacando a importância da união de todas as esferas da comunidade universitária no combate a essa problemática.

Na sequência, a Professora Anita Leocadia proferiu sua palestra, conduzindo uma reflexão profunda e necessária sobre os caminhos para superação da violência de gênero. Ao final da exposição, houve um momento de interação e enriquecimento do debate com a participação do público presente.

Este evento marca a primeira ação conjunta entre a Diretoria do CCA/UFPB, a ADUFPB, o SINTESP e o Comitê Permanente Contra o Assédio e a Violência (CPCAV), simbolizando um marco na luta por um ambiente seguro e respeitoso para todos e todas.

Como desdobramento prático e seguindo a orientação da Direção do CCA de "Intolerância ao assédio e à violência", foi sugerida a formação de um grupo de trabalho. A proposta é que sejam realizadas reuniões mensais para discutir, encaminhar e resolver as demandas relacionadas ao tema, assegurando que a pauta seja tratada com a continuidade e seriedade necessárias.

O CCA/UFPB reafirma, assim, seu compromisso institucional com a construção de uma cultura de paz, respeito e equidade.