Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Biólogo do CCA, Pedro da Costa Gadelha Neto, é consagrado o maior coletor da história do Herbário Lauro Pires Xavier (JPB).
conteúdo

Notícias

Biólogo do CCA, Pedro da Costa Gadelha Neto, é consagrado o maior coletor da história do Herbário Lauro Pires Xavier (JPB).

por Ivandro Candido publicado: 04/11/2025 09h00, última modificação: 24/11/2025 11h03

Em uma solenidade realizada no dia 03 de novembro, no Campus I da UFPB, o biólogo Pedro da Costa Gadelha Neto, lotado no Departamento de Biociências do Centro de Ciências Agrárias (CCA – Campus II) da Universidade Federal da Paraíba, recebeu uma homenagem concedida aos contribuintes do Herbário Lauro Pires Xavier (JPB).

Durante o evento, que celebrou os 50 anos de institucionalização do Herbário e os 120 anos de nascimento de seu fundador, Professor Lauro Pires Xavier, foram apresentados dados históricos sobre o acervo. O levantamento dos "Principais Coletores" revelou que Pedro Gadelha ocupa o primeiro lugar no ranking histórico, com mais de 4.500 exsicatas (amostras de plantas prensadas e catalogadas) depositadas.

O gráfico apresentado na cerimônia destaca a liderança de Gadelha Neto, superando nomes consagrados da botânica paraibana, como as professoras Maria de Fátima Agra e Maria Regina Barbosa, e até mesmo o próprio fundador, Lauro Pires Xavier.

* Um legado para a biodiversidade

A placa recebida pelo biólogo simboliza décadas de trabalho de campo, expedições e um rigor técnico que enriqueceu significativamente o conhecimento sobre a flora da Paraíba e do Nordeste.

O Herbário Lauro Pires Xavier, localizado no Departamento de Sistemática e Ecologia (DSE/UFPB), é hoje uma referência nacional. Composto por cerca de 70 mil amostras de plantas, fungos e algas, o acervo teve sua origem na coleção particular de Lauro Pires em 1938, sendo oficializado em 1975.

A contribuição de Pedro Gadelha ajuda a compor este patrimônio científico que hoje está acessível ao mundo inteiro através da plataforma digital SpeciesLink, permitindo que pesquisadores de qualquer continente estudem a biodiversidade coletada em solo paraibano.

A Diretoria do CCA/UFPB parabeniza o biólogo Pedro da Costa Gadelha Neto pela justa e merecida homenagem. O reconhecimento de seu trabalho como maior coletor da história do Herbário JPB é motivo de grande orgulho para o Campus II.