Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Bibliotecários do CCA participam do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias

Evento ocorreu na cidade de Florianópolis/SC entre o dia 27 de novembro e 01 de dezembro

por Ivandro Candido publicado: 28/12/2023 09h22, última modificação: 28/12/2023 09h22

WhatsApp Image 2023-12-27 at 12.31.07 (2).jpeg

O Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU) ocorre a cada dois anos. Em 2023, foi realizado na cidade de Florianópolis - SC, com o tema "Bibliotecas e Sustentabilidade: Inovação, Ciência e Sociedade". O evento proporcionou uma oportunidade para diversos profissionais ligados à biblioteca universitária trocarem experiências e discutirem questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, práticas, serviços e ações de informação oferecidos nos espaços de atuação.

Os bibliotecários do Centro de Ciências Agrárias, Edilson Targino e Lucianna Silvestre, participaram do evento e puderam acompanhar de perto as ações inovadoras sendo desenvolvidas em bibliotecas de todo o país. Na ocasião, os profissionais do CCA apresentaram quatro trabalhos originários das atividades desempenhadas na Biblioteca Setorial. Esses trabalhos foram: "O Boletim Informativo no Serviço de Referência: Um Estudo de Caso"; "Parametrização e Racionalização do Espaço Físico para Coleção de Multimeios da Biblioteca Setorial do CCA/UFPB"; "Andanças Culturais: Jornais Impressos Abolicionistas e a Organização de Acervos"; e "Panorama da Coleção de Periódicos da Biblioteca Setorial Francisco Tancredo Torres". Os artigos foram escritos em parceria com Juccia Nathielle (bibliotecária do CCA), Maria Gorete Melo (auxiliar administrativo do CCA), Febrânia Fernandes (estagiária do CCA), Amanda Albuquerque e Rodrigo Santos (extensionistas).

Em 27 de novembro, os bibliotecários Lucianna e Edilson participaram do Workshop "Atuação da Biblioteca Universitária em Revisões Sistemáticas de Literatura", onde puderam observar na prática a participação dos profissionais bibliotecários em revisões sistemáticas de literatura, incluindo a elaboração de estratégias de busca, definição de diretrizes e guias para recuperar a informação em bases de dados. Segundo Lucianna, "Foi um momento oportuno de aprendizado, e certamente poderemos aplicar essas experiências na Biblioteca do CCA".

O SNBU contou com a participação de palestrantes de todo o país e do mundo, representantes de bases de dados, bibliotecas digitais e instituições de pesquisa. A programação foi diversificada, proporcionando aos participantes ricas experiências de atuação profissional nas diversas áreas em que a biblioteca universitária pode atuar, como destacou Edilson Targino.

Em uma avaliação geral, os bibliotecários Edilson Targino e Lucianna Silvestre acreditam que o Seminário contribuiu positivamente para a atuação profissional e terá um impacto significativo no desenvolvimento de novas ações e atividades na Biblioteca Setorial Francisco Tancredo Torres.

WhatsApp Image 2023-12-27 at 12.32.09 (1).jpeg      WhatsApp Image 2023-12-27 at 12.30.21 (1).jpeg

WhatsApp Image 2023-12-27 at 12.28.41 (1).jpeg       WhatsApp Image 2023-12-27 at 12.49.24.jpeg

WhatsApp Image 2023-12-27 at 12.30.18 (1).jpeg     WhatsApp Image 2023-12-27 at 12.31.53 (1).jpeg