Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Alunos do projeto "Desenvolvimento e Inclusão Social através de Olimpíadas Científicas-OPI Areia" são destaque na Olimpíada Paraibana de Informática.

por Ivandro Candido publicado: 14/06/2022 09h36, última modificação: 14/06/2022 09h36

WhatsApp Image 2022-06-14 at 09.15.46.jpeg

(Fotos e informações: Profa. Márcia Miranda)

No último dia 03  de junho de 2022, ocorreram as provas da Olimpíada Paraibana de Informática, em toda Paraíba.
O projeto Desenvolvimento e Inclusão Social através de Olimpíadas Científicas-OPI Areia, coordenado pela profa Dra Márcia Verônica Costa Miranda, participou no nível Iniciação I-Escolas públicas, com alunos do Ensino Básico das escolas das zonas urbana e rural de Areia-PB.

A Olimpíada Paraibana de Informática visa despertar nos alunos o interesse em computação imprescindível na formação básica dos estudantes atualmente, através de uma atividade que envolve desafios motivadores e competição saudável. Esta competição também permite que os competidores possam conhecer de forma mais abrangente a carreira na área. Já para os alunos do ensino superior, a OPI visa estimular os alunos a aprimorarem e aprofundarem o conhecimento em Programação e Algoritmos. Além disso, a olimpíada almeja preparar melhor e despertar o interesse de alunos paraibanos para as competições nacionais e internacionais de programação, como a Olimpíada Brasileira e Internacional de Informática, e a ICPC. Estes alunos possivelmente se motivarão a entrar no curso de Ciência da Computação, e o conhecimento adquirido na preparação será muito valioso para a sua formação. A organização da OPI está a cargo do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande.

O resultado foi divulgado em 13 de junho de 2022 e, para nossa enorme alegria e satisfação, todas as medalhas e melhores pontuações, na modalidade Escolas públicas, concorrendo com todas as escolas públicas da Paraíba, foram para as crianças que participaram das aulinhas preparatórias do projeto.
Ademais, tivemos uma aluna, da Escola Municipal Abel Barbosa, que, na ampla concorrência, com todas as escolas (públicas e particulares) do Estado da Paraíba, recebeu medalha de Bronze.

Todos esses resultados são bastante significativos, não só para o estímulo educativo às crianças participantes, mas para continuarmos com a execução do projeto, que tem motivado e melhorado o desempenho escolar da comunidade-alvo do projeto. Gratidão a todos que participaram e colaboraram com o projeto !
Profa Márcia Miranda (coordenadora)

RESULTADO - Iniciação 1 Esc. Púb. 2022

OPI 2022.jpg