Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Aluna oriunda de assentamento apresentará TCC no dia 20 de julho

Aluna oriunda de assentamento apresentará TCC no dia 20 de julho

Estudante do curso de Agronomia, oriunda de assentamento, apresentará TCC sobre produção de Algodão Agroecológico
por Ivandro Candido publicado: 17/07/2017 16h43, última modificação: 17/07/2017 16h49

A aluna Robevania da Silva Alves Almeida, estudante do 10° período do Curso de Agronomia, apresentará o seu Trabalho de Conclusão de Curso, cujo título é PRODUÇÃO DO ALGODÃO AGROECOLÓGICO NO ASSENTAMENTO MARGARIDA MARIA ALVES I, sob orientação do Prof. Dr. Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho. A apresentação acontecerá no dia 20 de julho, no município de Juarez Távora, no assentamento Margarida Alves I, o qual é reconhecido na Paraíba por ser um dos produtores de algodão colorido orgânico.

A estudante Robevania Alves é filha dos assentados Rizeldo Nascimento e Margarida da Silva. Chegou para morar no assentamento aos 09 anos de idade, onde permaneceu morando até os seus 18 anos, quando se casou.

Robevania conta que desde que foi morar no assentamento, houve uma grande mudança na sua vida e da sua família. “Encontramos na agricultura familiar uma vida melhor e sustentável, uma vida sem luxo mais que nunca faltou nada para mim e minha família. Sempre estudei em escola pública, todos os dias saía de ônibus do assentamento até a cidade, cerca de 26 km ida e volta. Quando era tempo de chuva tinha que fazer parte do caminho a pé, com muita lama e à noite. A vontade de estudar e ter uma vida melhor sempre me fazia acreditar que conseguiria. Meus pais sempre me incentivaram nos estudos”, relatou a discente.

A escolha pelo curso de Agronomia foi motivada pela sua vida no assentamento. “Sempre o quis, desde quando ainda cursava o ensino médio. Agronomia sempre foi minha opção. No assentamento, sempre procurei construir melhorias e contribuir para crescimento. Participei dos encontros com jovens, levei e busque experiências para o assentamento. Foi lá que tive acesso ao computador e internet pela primeira vez, através do telecentro comunitário, mesmo antes de chegar à cidade”, ressaltou Robevania.

Sobre o tema do seu trabalho de conclusão de curso, a estudante enfatizou que “não poderia ser diferente. Eu tinha que contar a história do lugar que me tornou a pessoa que sou, mostrar a experiência de pessoas que acreditam na agricultura familiar e na produção de alimentos sem veneno. O trabalho apresenta como os agricultores trabalham com a produção agroecológica, produzem algodão sem veneno, mostra como um assentamento de reforma agrária deu certo e vem dando a cada dia, mostra o associativismo que é exemplo a ser seguido por muitos assentamentos e como o trabalho coletivo incentiva a união e participação dos agricultores no crescimento da associação”.

A futura Engenheira Agrônoma conclui dizendo que estará presente, acompanhando as áreas de produção, levando seus conhecimentos técnicos adquiridos no curso para serem aplicados no assentamento, lugar onde estão suas raízes.