Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Ações de projetos desenvolvidos no CCA/UFPB fornecem suporte para projeto de acordo de cooperação técnica entre Brasil e Senegal
conteúdo

Notícias

Ações de projetos desenvolvidos no CCA/UFPB fornecem suporte para projeto de acordo de cooperação técnica entre Brasil e Senegal

O professor Helder Araujo, do Departamento de Biociências/CCA, participou de reunião para elaboração de projeto de cooperação técnica entre o Brasil e Senegal.

por Ivandro Candido publicado: 09/10/2023 16h21, última modificação: 09/10/2023 16h21

WhatsApp Image 2023-10-09 at 13.13.35.jpeg

(Fotos e informações: Helder Araujo)  

Entre julho e agosto de 2023, o professor Helder Araujo participou de uma comissão do governo brasileiro que visitou a região semiárida do Senegal. O objetivo dessa visita foi realizar uma atividade de prospecção naquele país, a fim de fornecer subsídios para elaboração de uma proposta de acordo de cooperação focada em atividades de desenvolvimento sustentável. Essa prospecção foi coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, como uma das atividades do Acordo Básico de Cooperação Técnica entre os governos do Brasil e Senegal. Nesse âmbito, o Ministério do Meio Ambiente de Senegal, através da ASERGMV, solicitou cooperação técnica bilateral nas áreas de: reflorestamento, agrofloresta, pecuária e de unidades agroecológicas. O grande desafio é implementar ações de desenvolvimento rural sustentável para conter o aumento da desertificação no continente africano.

Após retorno dessa viagem de prospecção, entre os dias 04 e 06 de outubro de 2023, membros da comissão participaram da primeira reunião de elaboração efetiva do projeto de cooperação técnica com o Senegal. Essa reunião ocorreu na Embrapa Agrossilvipastoril – SINOP/MT e contou com a presença de membros da ABC, Embrapa, Universidade Federal do Mato Grosso e da Agência Senegalesa de Reflorestamento e da Grande Muralha Verde (ASERGMV).

A participação do professor Helder nessa equipe é fruto de resultados de pesquisas e ações desenvolvidas no Cariri Paraibano, junto com outros docentes do CCA e outros centros da UFPB, com foco em “Paisagens Agrícolas Sustentáveis” (ver: www.nexuscaatinga.com.br, @NexusCaatinga). Essas ações são relacionadas a atividades de projetos de pesquisa e extensão realizados na Estação Experimental de São João do Cariri/UFPB, em propriedades rurais e cooperativas da região. Esses projetos são atualmente apoiados por agências de fomento como CNPq e FAPESQ-PB.

Os resultados desses projetos estão sendo fundamentais para a estruturação do projeto de cooperação com o Senegal, pois estão apontando soluções para um melhor uso dos bens e serviços da natureza e das tecnologias e práticas humanas, para aumentar produtividade agropecuária, protegendo a biodiversidade e mantendo serviços ecossistêmicos dos quais a própria agricultura depende. Esse cenário é extremamente importante para reverter cenários e desafios globais relacionados à degradação ambiental, desertificação e mudanças climáticas, principalmente em regiões semiáridas do planeta.

WhatsApp Image 2023-10-09 at 13.13.35 (2).jpegWhatsApp Image 2023-10-09 at 13.13.35 (1).jpeg